Chuva forte acompanhada com vendaval deixa marcas em Afonso Cláudio e região
Publicado em 28/10/2018 às 11:00
Inúmeros motoristas que viajavam pelas rodovias da região serrana na noite de ontem (27), precisaram parar e estacionar seu veículo em algum lugar seguro. Raios e trovoadas antecederam a tempestade violenta, que teve início por volta das 17h40 em parte da região serrana. Árvores foram arrancadas, casas destelhadas e até a cobertura de um posto de combustíveis não resistiu em Afonso Cláudio.
Nossa equipe Estava em Alto Tijuco Preto, Domingos Martins, visitando e buscando informações sobre a maior igreja do Espírito Santo, que será inaugurada no próximo domingo (04). O tempo se formou e pegamos a estrada. Imaginávamos uma forte chuva, mas nada com aquela dimensão. Raios poderosos, vendaval e a chuva extremamente forte nos fizeram estacionar e buscar abrigo no bar do trevo que liga a BR 262 à Santa Maria de Jetibá.
No local já havia outros veículos, que aguardaram cerca de 20 minutos para seguir viagem. Depois que a chuva deu uma trégua cada um continuou sua viagem, e quem se deslocava sentido Afonso Cláudio pela ES 165 encontrou pelo caminho várias árvores caídas, ocupando com muito perigo, boa parte da pista. O percurso precisou ser feito com muito cuidado para evitar surpresas, como ocorreu com um motociclista que havia passado por Barcelos, Domingos Martins.
José Carlos relatou que a chuva o surpreendeu por tamanha força. O motoqueiro disse ainda que não conseguiu evitar o impacto contra um galho de árvore quando passava na Comunidade de Barcelos. “Cara, chovia e ventava muito. Eu tinha visto muitas folhas espalhadas na pista e logo na frente não consegui evitar o impacto contra um galho de árvore bem no meio da pista”, disse o motociclista.
Na serra do Distrito de Fazenda Guandu, galhos e folhas das árvores não nos permitia visualizar a pista com clareza. Demoramos concluir nossa viagem e quando chegamos à cidade de Afonso Cláudio, o primeiro sinal que a chuva e o vento havia feito estrago foi percebido no Posto de Combustível Martins. Parte do teto foi arrancado e os funcionários estavam assustados.
Já na cidade, muitas informações começaram chegar por meio de aplicativo de mensagem. No bairro Campo 21, uma árvore foi arrancada e quase mata uma família que assistia TV. Na rodovia que liga Afonso Cláudio ao Distrito de São Francisco, árvores e barreiras caíram e também passam ser uma preocupação para a Defesa Civil e a Secretaria de Obras da prefeitura municipal, que já estão circulando na região, verificando os estragos.