Chineses negam convite dos EUA para reunião entre chefes da Defesa

Publicado em 31/05/2023 às 09:50

Compartilhe

bandeira-eua-e-china

Foto: Pixabay

A China recusou um convite dos Estados Unidos para a realização de uma reunião entre os líderes das pastas da Defesa dos dois países. O encontro aconteceria nesta semana, em Singapura. 

Os chineses negaram o convite para a reunião entre o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e Li Shangfu, ministro da Defesa chinês, que aconteceria no Fórum de Segurança de Diálogo Shangri-La.

“A RPC [República Popular da China] informou aos EUA que eles recusaram nosso convite do início de maio para o secretário Austin se encontrar com o ministro da Defesa Nacional da RPC, Li Shangfu, em Singapura nesta semana”, informou Patrick Ryder, secretário de imprensa do Pentágono, em comunicado divulgado na última segunda-feira (29). 

“O Departamento acredita fortemente na importância de manter linhas abertas de comunicação militar entre militares entre Washington e Pequim para garantir que a competição não se transforme em conflito”, complementou. 

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (30) , entretanto, Mao Nng, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse que os norte-americanos sabem os motivos para que o diálogo militar entre os países enfrentar entraves. 

“Os EUA sabem claramente a razão pela qual o diálogo militar China-EUA enfrenta dificuldades. Os EUA devem respeitar seriamente a soberania, segurança e interesses da China, corrigir imediatamente as práticas erradas, mostrar sinceridade e criar a atmosfera e as condições necessárias para o diálogo e a comunicação entre as forças armadas chinesas e americanas”, respondeu. 

A última grande tensão militar entre os dois países aconteceu no início de abril deste ano, quando a China realizou uma série de exercícios militares ao redor de Taiwan em retaliação à visita da presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, aos Estados Unidos.

Fonte: Portal IG

Veja também

Drymoluber-brazili_ThiagoMarcial-capa-2

Espécies raras de cobras são redescobertas no Espírito Santo depois de décadas

agro-04-03-incaper

Incaper e parceiros vão promover eventos para valorização e empoderamento da mulher rural

capa-coluna-vida-saudavel

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

mundo-04-03-Divulgacao-UNRWA

Israel aceita acordo de cessar-fogo por seis semanas, diz EUA

policia-04-03-Ayrton-Freire-Inter-TV-Cabugi

Fugitivos de Mossoró invadem galpão de fazenda e polícia faz cerco

dengue-ms

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

cafe-conefora

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

agropecuaria

Crescimento da economia brasileira é impulsionado pela alta de 15% da agropecuária em 2023