Bombeiros capixabas participal de evento da ONU sobre resposta a eventos extremos

Publicado em 26/04/2023 às 14:06

Compartilhe

CBMES-participa-de-evento-da-ONU-sobre-resposta-a-eventos-extremos

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) participa, até o dia 28 de abril, da IX Semana de Redes e Parcerias Humanitárias (HNPW 2023), organizada pelo Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). O CBMES, junto com outros Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, integra a delegação nacional, coordenada pela Cooperação Humanitária (CGCH) da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A HNPW reúne cerca de 2 mil participantes especializados em preparo e resposta a crises humanitárias, oriundos de centenas de agências, fundos e programas das Nações Unidas, ONGs, instituições acadêmicas, empresas privadas e do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, além dos Estados Membros. O objetivo é buscar o aprimoramento e aperfeiçoamento das ações frente a desastres naturais, especialmente ocasionados pelas mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização Meteorológica Mundial (OMM), devido às mudanças climáticas e aos eventos extremos, nos últimos 50 anos, o número de desastres naturais quintuplicou no mundo, passando a equivaler a cerca de 50% de todos os desastres, 45% de todas as mortes reportadas no período e 74% de todas as perdas econômicas. Eventos como a HNPW buscam debater e tomar medidas para combater as mudanças climáticas e os seus impactos, além de discutir e decidir acerca da organização de uma rede de socorro mundial coordenada e padronizada para emprego quando necessário.

O evento teve início no dia 17 de abril, de forma on-line, e segue até o dia 28. A delegação brasileira embarcou para a Suíça no dia 22 de abril, para a etapa presencial do evento, que conta com foros de discussão e consultas com o objetivo de fomentar a colaboração na resposta internacional a crises humanitárias.

O Espírito Santo é representado pelo comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira; pelo chefe do Departamento de Operações da Diretoria de Operações (DOp) do CBMES, major Fábio Silva Ferreira; e pelo chefe da Seção de Operações do Centro Especializado de Resposta à Desastres (CERD) do CBMES, tenente Guilherme Martinelli Schulz. A delegação brasileira conta também com a presença do ministro José Solla, coordenador da Agência Brasileira de Cooperação Internacional; e do diretor de operações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, major Braun.

“O Espírito Santo tem uma importante atuação na agenda climática mundial, sendo este um tema tratado pessoalmente por nosso governador, Renato Casagrande. O Corpo de Bombeiros Militar está na vanguarda quando o assunto é pronta resposta em grandes desastres, como inundações e estruturas colapsadas. Vale lembrar que, recentemente, o CBMES compôs a força tarefa do Brasil que atuou no terremoto ocorrido no sul da Turquia e norte da Síria. Portanto, participar de eventos desse porte é de extrema importância para o crescimento Institucional, de modo a buscar uma constante e essencial evolução frente aos desastres e suas consequências”, afirmou o comandante-geral.

Fonte: Governo ES

Veja também

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano

geral-21-02-divulg-sala-empreendedor

Novos serviços da Receita Federal são implementados na Sala do Empreendedor de Marechal Floriano

turismo-21-02-setur

Setur debate avanços no projeto de turismo de cruzeiros no Espírito Santo

saude-21-02-Helio-Filho-Secom

Espírito Santo institui Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses

mundo-21-02-Thomas-White-UNRWA-via-X

Israel atacou comboio de ajuda alimentícia da ONU em Gaza

mat-paga-21-02-mundo-freepik

A Era de Ouro das Docuseries: Como as séries documentais estão cativando o público em todo o mundo

brasil-21-02-Divulgacao-Prefeitura-do-Rio

Chanceleres do G20 debatem reforma da governança global e crise internacional em encontro no RJ