Católicos da Igreja Matriz de Sant’Ana celebram Novena de Nossa Senhora Aparecida
Publicado em 09/10/2018 às 11:43


Mais de 200 católicos pertencentes às comunidades ligadas à Paróquia de Sant’Ana, de Marechal Floriano e outras próximas, participaram, na noite desta segunda-feira (08), do sexto dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida, na localidade de Aparecida ou Basílio, Alfredo Chaves.
Durante a celebração foram entoados pelo grupo de músicos de Sant’Ana os hinos tradicionais para a ocasião religiosa e festiva, sendo acompanhados por todos os participantes. Parte dos católicos, devido ao grande número, assistiu a celebração de pé e fora da porta principal da Igreja de Nossa Senhora Aparecida.
Todos os espaços para estacionamento dos carros estavam ocupados. Inclusive, havia um ônibus de apoio ao transporte para a celebração. Os ministros da Eucaristia, leitores e acólitos participaram diretamente da celebração que teve o acesso da imagem de Nossa Senhora Aparecida à parte frontal do altar.
Tudo acompanhado com alegria, com palmas e velas mostrando antes de tudo um teor importante de religiosidade. A celebração começou às 19 horas, como ocorreu nos encontros anteriores diários com os católicos de Santíssima Trindade, Cristo Redentor, São Cristóvão, São Bento e Nossa Senhora da Glória.
Da noite de hoje até quinta-feira (11) a comunidade de Aparecida receberá também as visitas dos católicos de Bom Jesus, Santa Rita, e a última celebração da Novena, será com a comunidade de Sagrado Coração Jesus, com a celebração de uma missa. Haverá a “Coroação de Nossa Senhora Aparecida”.
Na sexta-feira (12) acontecerá a tradicional procissão religiosa, como acontece há décadas. Os católicos seguirão da Igreja Matriz de Sant’Ana até Aparecida caminhando e acompanhados pelo pároco Marcos Brito que conduzirá as rezas e cânticos. Como sempre a imagem da padroeira estará ao lado dos caminhantes.
O ministro da Eucaristia da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Marcos Soares, afirmou que a festa em homenagem à santa existe há décadas, e a cada ano que passa, a participação dos católicos aumenta. “Todos os dias como hoje acontecem as celebrações e no nono dia, participaremos de uma Santa Missa, como também no dia da festa com almoço, fogos de artifício, forró e sorteios”.
O coordenador de Sant’Ana, Natalino Bianchi, afirma que participar da Novena de Nossa Senhora Aparecida é uma honra para os católicos florianenses e de outras localidades. “Faz parte da nossa história a vinda deste grande número de pessoas para prestigiar com orações, cânticos e leituras Sagradas, além da recepção e homenagens que recebemos sempre”, disse.