Canil de Domingos Martins tem dois anjos

Publicado em 23/10/2021 às 09:20

Compartilhe

filhotes

Texto e fotos: Sidney Dalvi

Domingos Martins

De acordo com a crença cristã, anjos são seres celestiais e espirituais que servem como agentes de Deus. Assim pode ser descrito o trabalho de Maria Suzana Alves Brandão e Darli José Klippel, conhecido carinhosamente como “Zé”. Os dois cuidam do canil municipal de Domingos Martins, como se os cãezinhos fizessem parte de sua família.

Zé e Suzana moram no distrito de Melgaço, distante cerca de 30 quilômetros do canil, que fica em Campinho, Sede da cidade martinense. “A gente inicia nosso trabalho às 7 horas da manhã, de domingo a domingo. Quando a gente chega aqui, nossos ‘filhotes’ já estão esperando a gente. Eu tenho que falar com todos eles, fazer carinho em todos, porque eles são ciumentos”, conta Suzana.

Tratados com toda higiene, amor e ração da melhor qualidade, atualmente o canil abriga 26 cães, que em sua maioria são abandonados nas ruas, rodovias e na BR-262. “Muita gente que vem de outros municípios, que já não quer mais esses bichinhos, soltam esses animaizinhos que, ficam sem abrigo, comida, água e ainda correm o risco de morrerem atropelados, como acontece na maioria das vezes”, destaca Zé.

E não somente os “doguinhos” recebem o carinho dos anjos do canil. Muitos gatinhos, que também são abandonados, acabam sendo adotados pelos “anjos”. Embora o local não possua um gatil (local onde se cria gatos), Zé e Suzana não conseguem fazer “vista grossa” e terminam tomando conta de alguns bichanos também.

Segundo Suzana, muitas pessoas a procuram para levarem gatinhos para o canil, mas isso ainda não é possível, pois não há onde colocar os felinos. “Infelizmente, as pessoas esperam a gente ir embora e os soltam na frente do portão do canil. No dia seguinte, a gente ouve os gatinhos miando no meio do mato. Alguns a gente consegue recuperar, outros não”, lamenta.

Porém, de acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Daniel Wruck, um novo espaço para os bichinhos está sendo providenciado. “Um novo canil está sendo construído em São Miguel (localidade de Domingos Martins), e lá haverá também um gatil; a previsão de mudança para o novo local é janeiro de 2022”, afirmou.

Adote um doguinho ou um gatinho

Tem para todos os gostos: pelo alto, baixo, branco, preto, marrom, filhote e adulto. Você que sempre pensou em ter o seu fiel amigo, pode encontrá-lo no canil. Todos vacinados e muito bem cuidados, eles estão prontos para receber um dono e ganhar um novo lar.

“É só ir até o canil, de segunda a sexta-feira, das 07 às 16 horas, escolher seu pet, preencher um documento de controle da Prefeitura, e pronto, já pode levar seu mais novo amiguinho ou amiguinha para a sua casa”, explica Suzana.

Canil Municipal de Domingos Martins

Local: atrás da LBA, próximo ao campo Bom de Bola

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h às 16h

Telefone: (27) 3268 – 3428 – Secretaria de Meio Ambiente

Veja também

© Marcos Oliveira/Agência Senado

Senado aprova novas regras para emendas de relator

© Reuteres/Sergio Moraes/Direitos reservados

Comitê recomenda que réveillon no Rio de Janeiro seja mantido

© Bruno Corsino/ACG/Direitos Reservados

Atlético-GO derrota Bahia e se afasta do Z4 do Brasileiro

© Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

SP usará vacina da Pfizer como segunda dose em quem recebeu a Janssen

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Covid-19: Brasil tem 22 milhões de casos e 614,3 mil mortes

© Guilherme Mansueto/Magnus Futsal/Direitos Reservados

LNF: Magnus supera Foz Cataratas e vai à final pelo 3º ano seguido

Café em Itarana

Polícia Militar recupera carga de café roubada em Itarana

© Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Câmara aprova medidas de transparência e teto para orçamento secreto