Campeão estadual de xadrez compartilha segredos de sucesso com estudantes de Domingos Martins

Publicado em 03/04/2024 às 09:59

Compartilhe

geral-03-04-xadrez

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Alunos da Escola Ponto do Alto, em Domingos Martins, receberam a visita do renomado enxadrista e campeão estadual Mário Cantarino. Durante sua visita, Cantarino ofereceu uma oficina especial para os alunos e contou sobre sua trajetória no xadrez.

O campeão compartilhou não apenas suas vitórias, mas também desafios únicos que enfrentou, como suas partidas às cegas, onde venceu três e empatou duas contra cinco oponentes simultaneamente em um evento na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 2001.

O enxadrista contou que iniciou sua trajetória no xadrez aos 15 anos, quando aprendeu os primeiros movimentos com sua avó materna. Desde então, participou de competições regionais, classificatórias e nacionais, destacando-se como vice-campeão juvenil em duas ocasiões.

“Em mais de 50 anos de prática de xadrez, pude observar o desenvolvimento de algumas aptidões que ultrapassam o âmbito esportivo e que me auxiliaram na atividade acadêmica e profissional: aumento da capacidade de aprendizado, de memorização e de formalização abstrata e lógica de problemas”, declarou Mário Cantarino.

Após anos de dedicação, Cantarino obteve o título de Mestre Nacional concedido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), alcançando um rating internacional de 2265 pontos pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

O diretor da Escola Ponto do Alto, Marcelo Ribbet, ressaltou que a presença do atleta foi fundamental para impulsionar os resultados de aprendizagem e estratégia dos estudantes. Segundo o diretor, a interação dos alunos com profissionais renomados como Cantarino fortalece o plano de ação da escola, pois o xadrez, sendo um esporte estratégico, é um elemento catalisador para alcançar bons resultados de aprendizagem.

Marcelo Ribbet concluiu que a troca de experiências não apenas inspira os alunos, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades que transcendem o tabuleiro, moldando-os para enfrentar desafios acadêmicos e pessoais com mais confiança e determinação.

Veja também

agro-22-04-freepik-cafe

Prêmio CNA Brasil Artesanal abre inscrições para concurso de cafés especiais torrados

mundo-22-04-vt-Reproducao-AFP

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos de curto alcance

mat-paga-22-04-mundo1

Bingo Don Bingote: Revivendo um Clássico com um Toque Moderno

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A Inclusão das Pessoas com Deficiência Visual

geral-22-04-ft-divulgacao

Donos de veículos afetados pelas chuvas em Apiacá e Mimoso do Sul não precisarão pagar IPVA e Licenciamento Anual 2024

agro-22-04-ft-favesu

Venda Nova se prepara para a 7ª edição da maior feira de avicultura e suinocultura capixaba FAVESU

brasil-22-04-fi-reprocucao-x

Supremo nega suspensão de multa do TSE a Bolsonaro

mat-paga-22-04-brasil-3

Os melhores serviços para impulsionar o Instagram: minha experiência pessoal