Campanha sobre Influenza Aviária visa alertar população para ajudar o Brasil a continuar livre da doença

Publicado em 31/01/2023 às 13:38

Compartilhe

Campanha-sobre-Influenza-Aviaria-visa-alertar-populacao-para-ajudar-o-Brasil-a-continuar-livre-da-doenca

Foto: Pixabay

Apesar de ser exótica em território nacional, a influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) tem preocupado o mundo por ser uma doença viral altamente contagiosa e fatal que afeta aves domésticas e silvestres com graves consequências ao comércio internacional de produtos avícolas. A IAAP também pode ser transmitida para humanos, no entanto, não é uma doença transmitida pela carne de aves e nem pelo consumo de ovos.

Na América do Sul, países vizinhos já notificaram focos da doença, o que levou o Brasil a intensificar as medidas de prevenção.

O período de maior migração de aves do Hemisfério Norte para a América do Sul vai de novembro a abril. Por isso, neste momento, o trabalho que vem sendo realizado é o aumento das ações de vigilância pelo serviço veterinário oficial e órgãos ambientais e o reforço das medidas de biosseguridade nas granjas pelos produtores, com o objetivo de detectar rapidamente o eventual ingresso da doença no país e mitigar os riscos de sua disseminação.

Além de todo trabalho junto da cadeia de produção para proteger a criação avícola nacional e mitigar os impactos socioeconômicos de uma eventual ocorrência da doença em aves de produção comercial, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) agora lança a campanha “Influenza Aviária? Aqui não!”.

A campanha tem como foco sensibilizar cidadãos, médicos veterinários, avicultores e polícia ambiental sobre a importância das notificações imediatas de suspeitas, de estar atento ao comportamento anormal ou à grande mortalidade de aves comerciais, de fundo de quintal e silvestres, e saber as noções básicas de prevenção.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), esta temporada de ocorrência da IAAP continua com surtos em aves de produção e em outras aves, principalmente nas regiões da Europa e Américas. A recomendação é que se mantenham os esforços de vigilância e as medidas de biosseguridade nas granjas, visando evitar o contato direto e indireto de aves domésticas com aves silvestres, principalmente as migratórias aquáticas.

Até o momento, nenhum caso de gripe aviária foi confirmado no Brasil.  Mas precisamos ficar alertas para as aves com sinais respiratórios, nervosos, digestivos ou alta mortalidade, inclusive em aves de vida livre. Nesses casos, avise imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial de sua cidade ou pela internet na plataforma e-Sisbravet.

Fonte: Mapa

Veja também

maceio-08-12-ft-defesa-civil-alagoas

Mina em Maceió afunda mais 5,7 cm em 24h e Defesa Civil mantém alerta

PMMF-08-12

Marechal Floriano se encherá de luzes e magia com o desfile de Natal neste sábado (09)

GATRONOMIA

Salada de frango defumado e abacaxi 

vacina-08-12-freepik

Idosos e imunocomprometidos já podem receber a segunda dose de reforço da vacina bivalente no Estado

dor-08-12-freepik

Pesquisa aponta que quase 37% dos brasileiros acima de 50 anos têm dores crônicas

tempo-08-12-freepik

Sexta-feira inicia com calor e previsão de instabilidade ao longo do dia no Espírito Santo

agua-08-12-ft-Julio-Huber

Falta de chuva faz governo do Espírito Santo decretar estado de alerta

prf-08-12

Foram aplicadas 158 multas e apreendidos 12 veículos em operação nas montanhas