Campanha contra o tabagismo mobiliza Marechal Floriano
Publicado em 30/09/2021 às 10:44

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira
“Não deixe o tabaco tirar o seu fôlego, Escolha a saúde e não o tabaco, Quando deixar de fumar o coração agradecerá e Vida sim, cigarro não”. Estes são alguns dos temas usados pela Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano, que realiza a partir desta quinta-feira (30) uma campanha com foco nos moradores para pararem de fumar.
O encontro “Ação Contra o tabagismo” é realizado na Praça José Henrique Pereira, Centro de Marechal Floriano com a presença de uma equipe formada por sete servidores da Secretaria Municipal de Saúde, todos especializados em aferições da pressão arterial, arritmia, glicemia capilar e também a saturação.
“Os serviços realizados na Praça José Henrique Pereira, a Pracinha de Marechal Floriano, fazem parte do plano de saúde que desejamos passar para todas as pessoas desta cidade e vizinhanças porque são merecedoras”, afirma a técnica de enfermagem Fabiana Rocha Rosa, que trabalha ao lado de servidores municipais que estão atendendo na “Pracinha”.
Ela ressalta que o trabalho será extensivo e além das explicações visando o desejo de parar de fumar com a distribuição de medicamentos apropriados para evitar o cigarro. “Fazemos também palestras demonstrando sobre os males precedentes do cigarro e uma busca psicológica em cada pessoa pensando somente na saúde da cada”, confirma.
Para o comerciante Ilcimar de Freitas, que jamais fumou e que passou pela Praça José Henrique Pereira realizando entregas, na atitude da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano predomina a vontade de as pessoas serem saudáveis. “Todos têm este direito e parar de fumar é como adquirir saúde para o corpo”.
Para a moradora Vanilda Andrade, que também não fuma, as pessoas viciadas em tabagismo deveriam estar neste momento na Praça José Henrique para receber as orientações necessárias de pessoas altamente capazes para mostrar que o cigarro é uma ilusão. “Jamais fumei e penso que jamais teria coragem de usar um cigarro que serviria para me envenenar”, confirma.