Busca por coupons de desconto aumenta 20%
Publicado em 24/08/2021 às 08:20

Texto: Unsplash / Foto: Divulgação
As marcas e empresários se viram em mãos com algo que nunca esperariam, o mundo parou, os eventos foram cancelados, os estabelecimentos encerraram e foi preciso criar alternativas para que marcas continuassem a chegar ao seu público.
Felizmente a era tecnológica está avançada o suficiente para oferecer ferramentas que facilitem marcas e empresas a comunicar com os seus consumidores que passaram a fazê-lo quase exclusivamente em formato online.
Uma das provas disso foi a procura por coupons de desconto que aumentou cerca de 20% nos últimos meses se tornando parte da cultura do brasileiro. Muito comum nos Estados Unidos, se começa a tornar mais comum em outros locais como o Brasil seja com coupons com descontos em compras de determinada marca, ou com coupons que influenciadores promovem em parceria com marcas nas suas redes sociais.
No entanto, as ofertas por parte das marcas nem sempre se traduzem em coupons de desconto pelas suas compras, muitas marcas, até pelo nicho de mercado onde se inserem, optam por oferecer aos seus consumidores bônus com o seu cadastro na página da marca, bônus por voltar a comprar, ou a usufruir de determinado serviço, ou até por utilizar determinada plataforma, ou serviço através do seu dispositivo móvel.
Este gênero de ofertas é extremamente comum em plataformas de entretenimento como é o caso das plataformas online de jogos de cassino, nicho que cresceu igualmente nos últimos meses e que oferece aos seus usuários diferentes gêneros de bônus para cativar novos usuários, mas também para fidelizar os que já existem para que não ‘fujam’ para a concorrência.
Apesar dos bônus e coupons de descontos oferecidos serem bastante apelativos é necessário ter em conta que todos apresentam especificidades próprias que devem ser consideradas.
Os coupons de desconto, por exemplo, têm na sua maioria um número limitado de utilizações, já outros, apenas disponibilizam alguns minutos ou horas em que se encontram ativos e, onde apôs esse tempo deixam de funcionar.
Esta limitação no tempo, ou no número de utilizações tem uma razão por detrás. A criação de urgência na ação da compra, ou utilização de determinada plataforma faz com que se crie curiosidade por parte do usuário que tende a agir mais rapidamente.
Psicologicamente falando ninguém quer perder nada e, mesmo que o consumidor não necessite de determinado produto ou serviço com urgência, saber que o pode adquirir com um desconto aumenta a vontade de o comprar no momento.
É importante entender então que da parte das marcas e empresários existe uma vontade em cativar o cliente à compra e da parte do consumidor deverá existir uma ponderação para evitar a compra por impulso de algo que não necessite.
Lembre-se também que nem todas as ofertas que encontra online são bem-intencionadas, sendo obrigatório que utilize coupons de desconto apenas de sites confiáveis como, por exemplo, as lojas Americanas, ou o Submarino que faz parte do mesmo grupo comercial das Americanas.
Mas, também da sua parte é necessário seriedade, daí que não faz sentido criar contas diferentes para usufruir de descontos no mesmo produto. Esta prática em plataformas de jogos online, como os cassinos são, na grande maioria das vezes proibida.
Mesmo que possa na prática fazê-lo, na hora de retirar o seu dinheiro vai-lhe ser exigido confirmar a sua identidade e no caso de se verificar que criou diversas contas o que vai acontecer é que não lhe vão autorizar a retirar os seus fundos e, provavelmente será bloqueado na plataforma.
Por outro lado, aconselha-se a que em certos produtos possa pesquisar pelos diversos coupons ativos e usar o mais vantajoso para si, que poderá ir desde a oferta de portes a uma percentagem de desconto pelo total da sua compra, ou até pesquisar se efetivamente existem formas de combinar mais do que um cupon na sua compra.
Ainda que não seja comum, algumas lojas permitem a combinação de coupons que lhe proporcionam um desconto maior, ou a oferta de um cupon na segunda compra como forma de fidelizar o cliente e garantir que ele não faz apenas uma compra isolada.
Os acontecimentos mundiais levaram a que o consumo se desse maioritariamente online e ainda que as marcas se tivessem de reinventar na forma como comunicam com os seus clientes, a verdade é que o próprio desenvolvimento da era digital já vinha mostrando que o consumo online estaria a aumentar.
Assim sendo, acaba por não ser uma total surpresa que a busca por coupons tenha aumentado também.