Brasil registra segundo caso de gripe aviária em animais domésticos

Publicado em 16/07/2023 às 12:43

Compartilhe

Brasil-registra-segundo-caso-de-gripe-aviaria-em-animais-domesticos

Na tarde deste sábado (15), a Secretaria de Estado da Agricultura, através da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), confirmou um novo caso de influenza aviária em uma criação de fundo de quintal, para subsistência, em Maracajá. O foco não compromete a condição sanitária do Estado de Santa Catarina e do país como livre de influenza aviária, já que a produção comercial segue sem nenhum registro.

Todas as medidas sanitárias estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco, bem como a intensificação das ações de vigilância em populações de aves domésticas na região. Novas medidas poderão ser adotadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pela Cidasc para evitar a disseminação do vírus e manter a avicultura catarinense protegida.

Casos de aves com sinais clínicos de Influenza Aviária, como dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo ou girando em seu próprio eixo, ou mortalidade alta e súbita devem ser imediatamente comunicados a Cidasc através do e-Sisbravet no link: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET; diretamente em um escritório local da CIDASC; ou pelo telefone: 0800 643 9300.

O Estado segue em alerta máximo à adoção das medidas de biosseguridade para a avicultura comercial e a proibição de visitas de pessoas alheias ao sistema de produção. Permanece também a recomendação da restrição de acesso ao ambiente externo para aves criadas livres e mesmo aves de subsistência, a fim de proteger a saúde e segurança do plantel avícola catarinense. A realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves continua suspensa em todo território catarinense e nacional

Leia a nota técnica na íntegra abaixo:

Nota-Técnica-004-2023-IAAPBaixar

Fonte: Secretaria de Agricultura de Santa Catarina

Veja também

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem

geral-16-04-freepik

Participantes do programa Pé-de-Meia têm direito à isenção no Enem

geral-15-04-ft-div-gov-es-1

Regional de Domingos Martins abre Jogos Escolares do Espírito Santo

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

Todos somos seres humanos