Bota-fora: antes de descartar móveis e entulho, agende o recolhimento

Publicado em 07/01/2017 às 14:27

Compartilhe

Diz o velho ditado, “cidade limpa não é a que mais se limpa e sim a que menos se suja”. E o dever de cuidar é de todos nós, Poder Público e Sociedade. Juntos, devemos trabalhar para continuarmos mantendo nosso município organizado. Entretanto, nas últimas semanas, Domingos Martins tem registrado um aumento no volume de lixo e materiais descartados em vias públicas, inclusive em horários impróprios.

Nosso município é um dos únicos do Espírito Santo que realiza a coleta de lixo todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, porém é preciso esclarecer que, de acordo com o Código Municipal de Postura, cabe à municipalidade somente o recolhimento de lixo úmido e seco. Outros resíduos, como os industriais e os de oficinas, restos de material de construção, entulhos, terra, folhagens de jardins e quintais particulares devem ser destinados corretamente por aqueles que produziram esse resíduo.

Ainda assim, a prefeitura auxilia a população no recolhimento deste tipo de material, quando em pequena quantidade. Para solicitar este serviço basta ligar para o número 3268-1377 (das 7h às 13h), informando o local onde o material será depositado. Lembrando que o entulho precisa estar ensacado. No caso de grandes obras, cabe aos seus proprietários se responsabilizarem pelo transporte e destinação final adequados do material.

Ajude a cuidar

Coloque o lixo para fora no horário próximo ao de coleta. Ela é realizada todos os dias na Sede e em Santa Isabel, a partir das 17h, e nas vilas urbanas de Paraju, Melgaço, Biriricas, Soído, Ponto Alto e Aracê. No interior, o caminhão coletor passa a cada 15 dias.

Comerciantes podem contribuir dobrando as caixas para diminuir espaço e tirando de seus estabelecimentos somente no horário da coleta (após 17h).

Ensaque adequadamente os materiais, isso facilitará o trabalho dos coletores e também evitará que ele o lixo se espalhe.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!