Bombeiros realizam ações contra incêndios em Marechal Floriano e Domingos Martins

Publicado em 27/06/2023 às 09:45

Compartilhe

bombeiros-1

Texto: Julio Huber

Unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realizam, nesta semana, ações em todo o Estado durante a programação da “Semana de Prevenção Contra Incêndio 2023”. As atividades fazem parte das comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 02 de julho.

Em Marechal Floriano e em Domingos Martins, municípios atendidos pela 1ª Cia do 4º Batalhão, as atividades começaram ontem (26), e seguem até sexta-feira (30). De acordo com o capitão William Sergio, comandante da 1°Cia e um dos coordenadores da programação na região, este ano haverá ações com estudantes dos dois municípios, um simulado real de incêndio em um prédio e vistorias em imóveis que possuem alvará concedido à distância.

Segundo o capitão Carlos Noia, uma das modalidades de emissão de alvarás de imóveis é por meio eletrônico pelo Corpo de Bombeiros, em que o proprietário assume que está cumprindo as exigências para o funcionamento do estabelecimento. “Nesses casos, sempre realizamos visitas aleatórias para checar esses locais. Mas, nesta semana, esse trabalho será intensificado na região. Vamos verificar se quem possui esse tipo de alvará está realmente cumprindo com as regras para o funcionamento adequado de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros”, explicou Noia.

Em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marechal Floriano, hoje (27) haverá uma ação de prevenção contra incêndios florestais. Amanhã (28), um simulado de abandono de edificação envolverá equipes do Corpo de Bombeiros do Batalhão, da Defesa Civil, Polícia Militar, Samu e outros.

Ainda amanhã, alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teófilo Paulino, em Domingos Martins, participarão de uma palestra sobre a profissão dos bombeiros. A mesma palestra será realizada na próxima quinta-feira (29), para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Emilio Oscar Hulle, em Marechal Floriano. Para fechar a programação, funcionários da Prefeitura de Domingos Martins participarão de uma palestra sobre manuseio de extintores de incêndio.

“Essa semana serve para trazer para a população como é a atuação dos bombeiros. E o foco é a prevenção contra incêndios. É uma forma do Corpo de Bombeiros ter esse contato mais próximo da população. Também aproveitaremos para conversar com estudantes sobre como se comportar em situações de pânico, um tema que infelizmente está em evidência devido a invasões em escolas em todo o Brasil”, informou o capitão Willian Sérgio.

Semana da Prevenção Contra Incêndios

A Semana de Prevenção Contra Incêndios visa celebrar o Dia Nacional do Bombeiro (02 de julho) e conscientizar a população sobre os cuidados preventivos para evitar incêndios. A data faz referência ao Decreto Imperial assinado por Dom Pedro II, em 1856, que regulamentou pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndios. Naquela época, o alarme de incêndio, que era o badalar dos sinos, alertava a população para fazerem uma fila e, do poço mais próximo, pegavam água e a passavam por baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.

Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, em 1954, foi instituído o 02 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos bombeiros militares de todo o Brasil.

Veja também

policia-29-02-IG-Reproducao-Instagram

Suspeito de desmanchar carro usado no Caso Marielle é preso pela Polícia Federal

saude-29-02-freepik-mulher-gripe

Saiba a diferença entre os sintomas da dengue e da Covid-19

policia-29-02-Marcelo-Camargo-Agencia-Brasil

Polícia Federal prende mais três suspeitos em nova fase da operação Lesa Pátria

policia-29-02-pm-capa

Polícia Militar prende suspeitos de tráfico de drogas e encontra um pé de maconha em Domingos Martins

geral-28-02-alfredo-chaves-estradas

Estradas precárias em Alfredo Chaves dificultam acesso de moradores a serviços básicos

saude-28-02-PMMF-vacinacao

Marechal Floriano inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos

brasil-28-02-ag-brasil-Juca-Varella

Ministério da Educação divulgou a segunda chamada do Prouni

turismo-28-02-PMDM-pascoa

Coelhinho chega neste final de semana para inaugurar a Festa da Páscoa em Domingos Martins