Bombeiros alertam aos lavradores cuidados para evitar incêndios
Publicado em 09/01/2020 às 18:19
Apesar de não ser época da seca, como geralmente ocorrem nos meses de baixa temperatura, e ocasionam os incêndios florestais que tomam conta das regiões, o calor exagerado dos últimos dias tem colaborado para que as queimadas surjam. Em alguns casos, o fogo causa a destruição das florestas nativas e cultivadas.
Para que isso não ocorra, conforme o major Uliana, subcomandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano, os proprietários não devem realizar as limpezas de terrenos usando tochas de fogo, que poderão causar verdadeiros desastres.
Nesta semana, segundo o subcomandante Uliana, já aconteceram incêndios florestais durante as altas temperaturas que deixam as matas bem ressecadas, e por isso, surge uma facilitação natural para os incêndios. “É nesse momento que os sitiantes e agricultores, para evitar o pior, devem tomar as providências corretas”, informou Uliana.
O subcomandante aconselha aos proprietários que procurem os órgãos ambientais em níveis municipais ou estaduais para que as providências a serem tomadas sejam as mais corretas possíveis e oficializadas. “Uma vistoria antes da limpeza do terreno faz muito bem e a retirada dos matos atrelados às fiações de energia elétrica servirá para dar segurança às propriedades”, disse.
O major Uliana acrescentou que nesta semana houve atendimentos de emergência para controle de incêndios, o que, segundo ele poderia ter sido evitado. “Não temos ainda ciência do que ocorreu, entretanto rogamos aos donos de terreno que pensem em primeiro plano na segurança da propriedade e da família buscando condições ideais para lidar com a sua terra”, complementou.
Dicas do Corpo de Bombeiros para evitar incêndios:
– Manter fósforos e isqueiros longe do alcance das crianças
– Não limpe o terreno utilizando fogo
– Não faça fogueiras no interior das florestas ou matas
– Não lance pontas de cigarro na vegetação
– Faça o corte e limpeza da vegetação localizada sob redes de alta tensão
– Em caso de incêndio ligue para o Corpo de Bombeiros através do número 193