Boatos sobre o fechamento do hospital de Domingos Martins se espalham após afastamento de interventor

Publicado em 21/05/2022 às 11:36

Compartilhe

Boatos-sobre-o-fechamento-do-hospital-de-Domingos-Martins-se-espalham-apos-afastamento-de-interventor

Texto: Julio Huber / Fotos: Julio Huber e Sidney Dalvi

O desembargador Raphael Americano Câmara acatou o pedido dos advogados da Fundação Hospitalar e de Assistência Social de Domingos Martins (Fhasdomar), mantenedora do Hospital e Maternidade Dr. Artur Gerhardt (HMAG), de Domingos Martins, que solicitaram o afastamento do interventor nomeado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) para gerir a entidade.

Desde maio de 2018, a Fhasdomar já não possui uma diretoria constituída, após a renúncia de todos aos cargos. Desde então, o hospital passou a ser administrado por um interventor nomeado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES). Atualmente, o hospital possui uma dívida milionária com fornecedores, instituições bancárias e com encargos trabalhistas. Além disso, o prejuízo mensal ultrapassa R$ 200 mil.

Os representantes da Fhasdomar escolheram a comissão provisória durante uma assembleia geral

No último dia 9 de março, ocorreu uma assembleia geral com os membros da Fhasdomar, quando os representantes legais da entidade definiram que o hospital será incorporado pelo grupo da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. No mesmo dia, foi eleita uma comissão de transição, onde foram escolhidos os representantes para acompanhar a fase de incorporação e a elaboração do contrato junto à Santa Casa.

Na ocasião, foi eleita como presidente da comissão a administradora e empresária Lays Santana, representante da Associação Comercial, Industrial, Agroindustrial e de Serviços de Marechal Floriano (Aciasmaf), e os demais membros eleitos foram o pastor Edivaldo Binow, da Paróquia de Califórnia; João Batista Junqueira, representante do Grupo Espírita Ergue-te e Caminha, e o médico Stênio Maia Teixeira, representante da Loja Maçônica de Marechal Floriano.

Entretanto, em desacordo com o que foi definido pelos membros da Fhasdomar, a promotora de Justiça Noranei Ingle, que também esteve presente na assembleia, pediu à Justiça a nomeação de outro interventor do MP-ES. Desde então, a comissão eleita e o interventor nomeado pelo MP-ES estavam atuando na fase de transição.

A decisão do desembargador Raphael Americano Câmara, proferida essa semana, afasta o interventor, e deixa a comissão eleita em assembleia responder pela Fhasdomar. Na ocasião em que o novo interventor foi nomeado pelo MP-ES – dias após a eleição da comissão provisória – a reportagem do portal Montanhas Capixabas entrou em contato com a assessoria de imprensa do órgão, mas os questionamentos não foram respondidos.

Em uma live realizada pela equipe do portal Montanhas Capixabas, no último dia 6 de abril, o diretor administrativo da Santa Casa de Vitória, Fabrício Gaeede, explicou como será a gestão do HMAG e tirou diversas dúvidas dos moradores. Clique aqui e assista ao conteúdo completo pelo canal do Youtube ou ouça o podcast em áudio do bate-papo.

Fhasdomar emite comunicado tranquilizando a população

Após a informação de que a Justiça afastou o interventor nomeado pelo Ministério Público, começaram a circular em Domingos Martins informações distorcidas à respeito da condução do hospital e sobre a incorporação pela Santa Casa. Diante disso, a diretoria da Fhasdomar emitiu um comunicado oficial à população.

Segundo a nota assinada pela Fhasdomar e a pela HMAG, foram divulgadas falsas informações de que o hospital seria fechado. “É de conhecimento geral que a Fundação vem passando por um momento financeiro muito delicado há alguns anos. No entanto, a Instituição, por seus associados e representantes legitimamente eleitos, vêm levantando as pendências, adotando providências e mantendo em funcionamento os serviços que presta a população martinense e região. Assim, afirmamos que, apesar das dificuldades enfrentadas, o Hospital encontra-se sob atenção e cuidados dos seus gestores e continua em funcionamento sem risco de suspensão de suas atividades”.

A nota também destaca que visando proporcionar uma resolução definitiva dos problemas enfrentados e uma melhoria no serviço de saúde disponibilizado à população da região, “todos os esforços estão sendo empreendidos para que o processo de incorporação da Fhasdomar pela Santa Casa de Misericórdia de Vitória ocorra de forma célere e transparente, atendendo à deliberação da Assembleia da Fundação”.

Entretanto, as entidades destacam que o processo de transição envolve grande complexidade técnica e que exige cuidado e esmero dos envolvidos para que a estabilização e recuperação do hospital seja efetivada. “A Fhasdomar agradece os esforços de todos os que se dispõem a auxiliar na sua manutenção e apoiam todas as ações beneficentes em seu favor, mas solicita a compreensão e cautela para a não propagação de mensagens ou notícias que possam não contribuir com o avanço dos trabalhos desenvolvidos”, finaliza a nota da Fhasdomar.

Veja também

Grávida no hospital

Atendimento a gestantes é suspenso no hospital de Domingos Martins

Exposicao-de-fotografias-de-passaros-vai-ate-neste-sabado-25-em-Domingos-Martins-1

Exposição de fotografias de pássaros vai até neste sábado (25) em Domingos Martins

Inhame-capixaba-e-cultivado-no-Cerrado-Mineiro-e-apresenta-bons-resultados

Inhame capixaba é cultivado no Cerrado Mineiro e apresenta bons resultados

Obras-da-Escola-Mauro-Jose-Christo-sao-retomadas-em-Marechal-Floriano-1

Obras da Escola Mauro José Christo são retomadas em Marechal Floriano

Projeto-de-educacao-ambiental-e-iniciado-em-escolas-de-Marechal-Floriano-1

Projeto de educação ambiental é iniciado em escolas de Marechal Floriano

Marechal-Floriano-sera-palco-das-quartas-de-final-da-Copa-Sesport-de-Futebol-Amador

Marechal Floriano será palco das quartas de final da Copa Sesport de Futebol Amador

Aquecimento-global-causa-onda-recorde-de-calor-em-Espanha-e-Portugal

Aquecimento global causa onda recorde de calor em Espanha e Portugal

Menina-que-teve-aborto-negado-realiza-procedimento-em-hospital-de-SC

Menina que teve aborto negado realiza procedimento em hospital de SC