Biden diz não ver necessidade de uma nova ‘Guerra Fria’ com a China

Publicado em 14/11/2022 às 16:43

Compartilhe

Biden-diz-nao-ver-necessidade-de-uma-nova-Guerra-Fria-com-a-China

Presidente norte-americano se encontrou, nesta segunda-feira (14), com Xi Jinping, líder chinês

Joe Biden e Xi Jinping, presidentes dos Estados Unidos e China, respectivamente, tiveram uma reunião nesta segunda-feira (14) em Bali, na Indonésia. O país recebe a cúpula do G20 nesta semana. 

Um comunicado emitido pela Casa Branca após o encontro revelou que os dois líderes conversaram sobre temas como a relação entre China e Taiwan, guerra na Ucrânia e a competição entre chineses e norte-americanos no âmbito internacional. 

Biden conversou com jornalistas depois da reunião e afirmou que não há a necessidade de existir uma nova “Guerra Fria” entre os dois países.

“Acredito absolutamente que não precisa haver uma nova Guerra Fria. Encontrei-me muitas vezes com Xi Jinping  e fomos francos e claros um com o outro em todos os aspectos”, pontuou o presidente dos EUA.

“E não acho que haja qualquer tentativa iminente por parte da China de invadir Taiwan. Deixei claro que nossa política em relação a Taiwan não mudou em nada. É exatamente a mesma posição que tivemos”, completou.

O democrata afirmou ainda que, mesmo visando uma competição vigorosa frente aos chineses, ele está procurando administrar essa disputa com “responsabilidade”. 

Guerra na Ucrânia

O apoio chinês ao presidente russo Vladimir Putin foi um dos principais temas tratados no encontro. Ambos concordaram que a ameaça nuclear não deve ser uma hipótese.

“O presidente Biden e o presidente Xi reiteraram seu acordo de que uma guerra nuclear nunca deve ser travada e nunca pode ser vencida e destacaram sua oposição ao uso ou ameaça de uso de armas nucleares na Ucrânia”, enfatizou, em comunicado, a Casa Branca.

Essa foi a primeira vez que os presidentes da China e dos EUA se encontraram presencialmente, desde a posse de Biden, em 2021. Os países vivem um período de instabilidade diplomático por conta das posições opostas relacionadas a Taiwan.

Fonte: Portal iG

 

Veja também

geral-22-02-agencia-Brasil

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

brasi-22-02-defesa-civil-RS

Bolsa Família antecipa pagamento para municípios do Espírito Santo e Rio Grande do Sul

policia-22-02-gov-es-drones

Drones ampliam a segurança nos complexos prisionais do Espírito Santo

brasil-22-02-freepik-estudante

Caixa anuncia concurso com mais de 4 mil vagas para todo o Brasil

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano