Ataque russo destrói Catedral Ortodoxa e provoca morte em Odesa

Publicado em 24/07/2023 às 08:48

Compartilhe

56821

Foto: Freepik

Um ataque aéreo russo na madrugada deste domingo (23) no porto sul da Ucrânia, em Odesa, resultou na morte de uma pessoa e deixou outras 20 com ferimentos graves.  O bombardeio causou danos a principal catedral ortodoxa da cidade, de acordo com informações das autoridades. A catedral abrigava imagem da padroeira local. 

A catedral, construída no século XIX, foi demolida durante as campanhas antirreligiosas de Stalin e posteriormente reconstruída após a independência da Ucrânia em relação a Moscou, em 1991.

Anúncio

O ataque com mísseis causou a morte de uma pessoa e ferimentos em 19, incluindo quatro crianças. Além disso, seis casas e prédios de apartamentos foram completamente destruídos. Quatorze pessoas ficaram hospitalizadas, informou Kiper.

O governador da região de Odesa, Oleh Kiper, lamentou no aplicativo de mensagens, Telegram: “Odesa: mais um ataque monstruoso dos russos”.

O arquidiácono da catedral, Andriy Palchuk, relatou à Reuters que o ataque com míssil iniciou um incêndio que atingiu apenas um canto da catedral, onde artefatos religiosos não históricos destinados a venda para os fiéis estavam expostos.

Anúncio

O Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou que a catedral foi “destruída duas vezes” – primeiro pelo líder soviético Joseph Stalin, na década de 1930 e depois por ordem do presidente russo, Vladimir Putin.

 O Ministério da Defesa da Rússia confirmou ataques a alvos na região, porém negou qualquer envolvimento no ataque à catedral, afirmando que o prédio provavelmente foi atingido por um míssil antiaéreo ucraniano.

Fonte: Portal IG

Veja também

b0f94b0e-9c27-41df-9cfc-f942b10ff0f0

Lula defende regulação das plataformas digitais e governança global da inteligência artificial durante cúpula do G7

IMG_0432

Minha Saúde ES: aplicativo reúne serviços e informações de saúde em plataforma digital

café conilon Foto Julio Huber

Ufes registra três novas cultivares de café conilon com foco em produtividade e adaptação climática

{AEC5A805-EBCE-61AA-CCE2-0CDEED3A576B}

Festival de Inverno de Matilde reúne gastronomia, música e experiências nas montanhas de Alfredo Chaves

14987

Expo Cidades Capixabas debate inteligência artificial e revela as profissões em Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-06-16 at 17.32.30

Festival ambiental reúne educação, cultura e sustentabilidade em Domingos Martins 

WhatsApp Image 2026-06-16 at 16.26.131

Dois homens são detidos com motos furtadas em Marechal Floriano e Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-06-15 at 17.37.35

Polícia confirma identidade de mulher encontrada morta em Afonso Cláudio