Árvores que põem em perigo cabos elétricos são decepadas em Marechal Floriano
Publicado em 09/05/2019 às 11:30
Galhos de árvores e até troncos que ameaçam atingir os cabos de energia elétrica em bairros no centro e bairros de Marechal Floriano, estão sendo cortados na manhã desta quinta-feira (09), por uma equipe preparada para este tipo de trabalho. Eles utilizam escadas para chegar à altura necessária e cortam o vegetal com um aparelho moto serra.
Os homens vestidos adequadamente e com botas alongadas chegaram pela manhã na Rua Cecília Pitanga, após a travessia da linha férrea e encontraram o problema. Uma árvore com os galhos ameaçando a fiação começou a ser decepada pela manhã e antes do meio dia, dezenas de galhos estavam cortados.
Hoje ainda, a partir das 13 horas, os mesmos servidores da empresa fornecedora de energia elétrica estarão no Bairro Poço Fundo, onde também ocorre o mesmo problema, ou seja, árvores estão crescendo debaixo dos cabos elétricos que fazem parte do sistema de fornecimento de eletricidade para a população.
Um morador disse que nos dias de ventos fortes a situação fica tensa no local e nenhuma providência estava sendo tomada. “A partir de hoje ficaremos mais tranquilos, já que o perigo do rompimento dos cabos está tendo fim em nossa rua”, disse o morador.
Um vendedor ambulante informou que ao lado da Rodovia BR-262, próximo à estação rodoviária e Prefeitura Municipal há um caso semelhante a este. “Tomara que eles se dediquem a resolver o problema de lá também onde muitas pessoas caminham diariamente”, disse.
Conforme informa a Assessoria de Comunicação da EDP, a prática de poda de árvores quando os galhos estão ameaçando os cabos elétricos e telefônicos é de responsabilidade das prefeituras dos municípios que recebem o suporte para efetuarem o corte quando os galhos estão próximos da rede e podem interferir no funcionamento do sistema.
No caso de Marechal Floriano a poda é realizada de forma preventiva com o objetivo de minimizar interferências na rede e assim garantir a segurança da população. Este fato, conforme a EDP, busca reduzir impactos ao fornecimento de energia elétrica e ao mesmo tempo garante a segurança da população. Quando há galhos próximos da rede, a EDP os remove dentro das normas previamente acordadas com as administrações municipais e órgãos competentes.