Alunos do Qualificar ES de Marechal Floriano concluem capacitação

Publicado em 05/05/2023 às 15:16

Compartilhe

image

Moradores de Marechal Floriano que participaram do programa Qualificar ES, do Governo do Estado, concluíram a capacitação nesta semana. Na tarde da última quinta-feira (04), eles estiveram na Câmara de Vereadores do município, onde apresentaram a conclusão final do curso.

A apresentação do trabalho foi realizada na Biblioteca Legislativa Municipal “Adelaide Klippel”, sendo na ocasião, a finalização do curso Planejamento Financeiro para Empreendedores. Os alunos fixaram seus conhecimentos criando e apresentando uma empresa fictícia aos demais presentes.

O Programa Qualificar ES atua desde 2019 no Estado, objetivando a qualificação profissional do cidadão capixaba e tem foco no empreendedorismo e na geração de empregos. Por essa razão, oferece cursos gratuitos em diversas áreas, contribuindo com a formação profissional da população.

Em Marechal Floriano, os cursos são realizados na Câmara Municipal, e têm duração de dois meses e meio. Foram disponibilizadas três cursos, sendo eles: Criando e Gerenciando seu Negócio e Planejamento Financeiro para Empreendedores, na categoria Empreendedorismo; e Divulgando o seu negócio, na área de Marketing.

Na ocasião, o presidente da Câmara, o vereador Cezinha Ronchi, falou sobre projetos futuros e parabenizou as estudantes pela conclusão do curso. “Nossa Câmara estará sempre de portas abertas para a população, por essa razão, nosso intuito é abrir novos cursos, ter maior capacitação e como consequência, esperamos tornar Marechal Floriano uma cidade que visa o empreendedorismo”, disse.

Para o vereador Felipe Del Puppo, esta ação foi de grande importância para os munícipes. “É muito bom ver que Marechal Floriano está se dedicando cada vez mais na qualificação profissional. Com toda certeza o Programa Qualificar ES veio para fazer o diferencial no município”, destacou o vereador.

Como encerramento do curso e visando agregar maior ensino aos estudantes, o promotor de vendas Flavio Henrique da Silva Rebuli representou uma empresa de cafés do município. Ele falou sobre os diferencias da marca. “É sempre interessante estarmos passando o nosso conhecimento adiante, em alguns casos, para nós pode ser o mais comum possível, mas para outras pessoas, são coisas novas. Então, estamos sempre inovando para estar trazendo os melhores produtos para os nossos clientes”, afirmou.

A professora, Adriana Nana Gomes aprofundou a explicação do trabalho de conclusão de curso. “Hoje foi realizada a apresentação da turma do curso de Planejamento Financeiro, quando as alunas fizeram uma empresa fictícia, sendo a cafeteria idealizada ‘Del Café’. As alunas apresentaram uma degustação dos produtos e analisaram que, além de ter outras cafeterias e padarias, elas incluíram produtos que não tem nas demais, realizaram análise de mercado e chegaram à conclusão que a cafeteria seria viável”, explicou.

Marlene dos Santos Macaúba Barbosa, aluna do curso, falou da experiência de ter feito parte de uma das turmas do Qualificar ES. “O curso foi enriquecedor, através dele nós aprendemos muita coisa, hoje inclusive foi a apresentação do nosso trabalho, que foi montar uma empresa que no caso foi uma cafeteria. Eu agradeço a Câmara por ceder o espaço para termos a oportunidade de estarmos realizando o curso ofertado pelo Qualificar ES”, disse.

Texto: Cícero Modolo/CMMF

Veja também

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados

fungo-controlador

Estudo explica como um fungo pode controlar a principal praga que afeta o cultivo de milho

aedes-aegypti

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

saude-23-02-PMDM

Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam a Domingos Martins

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

O poder da comunicação ao promover a inclusão social