Algoritmos ajudam a aumentar a rentabilidade de investimentos financeiros 

Publicado em 13/01/2022 às 08:00

Compartilhe

Imagem nova financeiro

Foto: Divulgação

A tecnologia avança cada vez mais em todos os setores. E não poderia ser diferente no mercado financeiro. Sistemas inteligentes e algoritmos ajudam no aumento de lucro de investidores. Diversos sistemas inteligentes monitoram em tempo real a volatilidade do mercado e fazem automaticamente as movimentações financeiras.

No mercado de criptomoedas, alguns algoritmos dão a certeza de que as negociações serão precisas e lucrativas. O algoritmo Bitcoin Profit App, por exemplo, embutido em um software, faz uma análise aprofundada do mercado com base nas condições de mercado existentes e dados históricos do mercado. Além disso, como o software é automatizado, assim que uma oportunidade de negociação lucrativa for encontrada, o Bitcoin Profit App entrará rapidamente em uma negociação, sempre pontualmente. 

O algoritmo é um conjunto de informações que servem de orientação para a realização de uma tarefa ou solução de um problema. Aparelhos computadorizados armazenam e digerem essas informações, dando sequência às atividades de uma forma muito mais rápida do que um ser humano é capaz.

É por isso que computadores e outros dispositivos inteligentes facilitam a vida por processarem e organizarem dados de forma automatizada. O algoritmo está mais presente no dia a dia do que se imagina, pois serve de análise para se compreender o comportamento humano e indicar tendências de negócios.

O algoritmo no mercado financeiro é utilizado para definir precificação de empréstimos ou negociação de ativos, por exemplo. O algoritmo funciona como uma receita ou um manual de instruções. Com uma lista de “ingredientes” ou “peças”, há uma sequência de operações e etapas que vão levar a determinado resultado esperado.

Há 30 anos, por exemplo, era necessário a um gestor incorporar uma quantidade de informações muitas vezes menor do que é disponível atualmente. Com o crescimento exponencial da quantidade de dados disponíveis, ficará cada vez mais difícil para um gestor humano conseguir absorver e processar esta quantidade de informações e tomar uma decisão correta de investimento. E, para dificultar ainda mais o processo decisório, o gestor ainda sofre com uma série de vieses comportamentais, inerentes ao ser humano.

Esse exemplo reforça a importância dos algoritmos, ao invés de basear as decisões somente em experiência humana. Ao utilizar ferramentas e recursos de tecnologia avançada, pode-se não só absorver uma quantidade enorme de informações, como também testar a qualidade da experiência do gestor em inúmeros cenários. Desta forma, é possível criar algoritmos sofisticados que combinam a experiência do gestor humano com diversas outras variáveis, tornando a tomada de decisão muito mais robusta.

Veja também

Estudantes-aprendem-a-utilizarem-cascas-de-frutas-e-legumes-em-Marechal-Floriano

Estudantes aprendem a utilizarem cascas de frutas e legumes em Marechal Floriano

Bairro-Alto-Marechal-ganhara-obras-de-reurbanizacao-nos-proximos-dias

Bairro Alto Marechal ganhará obras de reurbanização nos próximos dias

Onibus-do-Hemoes-fara-coleta-de-sangue-em-Afonso-Claudio

Ônibus do Hemoes fará coleta de sangue em Afonso Cláudio

Domingos-Martins-recebe-recursos-do-Governo-do-Estado-para-editais-na-area-cultural

Domingos Martins recebe recursos do Governo do Estado para editais na área cultural

Campanha-eleitoral-comeca-hoje-16-nas-ruas-do-pais

Campanha eleitoral começa hoje (16) nas ruas do país

Conselho-de-Assistencia-Social-fara-eleicao-de-novos-membros-em-Domingos-Martins

Conselho de Assistência Social fará eleição de novos membros em Domingos Martins

Semana-sera-de-frio-e-chuva-em-boa-parte-do-Brasil

Semana será de frio e chuva em boa parte do Brasil

Ministerio-da-Saude-ativa-Sala-de-Situacao-para-combate-do-sarampo-no-Pais

Ministério da Saúde ativa Sala de Situação para combate do sarampo no País