Alfredo Chaves inicia entrega de mudas de café conilon para agricultores familiares

Publicado em 15/05/2026 às 14:31

Compartilhe

{DBEC22C4-5531-AB65-B323-EBCEA5A0A3E1}

Foto: Dirceu Cetto

A Prefeitura de Alfredo Chaves iniciou, nesta quinta-feira (15), a entrega das primeiras mudas de café conilon do Projeto Arranjos Produtivos aos produtores rurais cadastrados no programa. A ação é resultado de uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, por meio da Casa dos Municípios, a Prefeitura Municipal e a CoopBenevente.

A solenidade foi realizada na sede da CoopBenevente, na comunidade de Cachoeira Alta, reunindo agricultores, autoridades e lideranças locais. O vice-prefeito Cleber Bianchi acompanhou a entrega das mudas e destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

Anúncio

Nesta primeira etapa, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, foram distribuídas 10 mil mudas de café conilon para 17 agricultores familiares, conforme a demanda apresentada por cada propriedade rural.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Felipe Lovatti, novas entregas serão realizadas nas próximas semanas. A expectativa é de que mais de 46 mil mudas de café sejam distribuídas até o fim do ciclo do projeto.

Atualmente, 60 agricultores familiares de Alfredo Chaves estão cadastrados no programa. Além das mudas de café, os produtores também receberão, ao longo do ano, mudas de cacau e citrus, ampliando as possibilidades de diversificação da produção agrícola no município.

Anúncio

O Projeto Arranjos Produtivos busca impulsionar o desenvolvimento rural sustentável, oferecendo aos produtores não apenas as mudas, mas também assistência técnica especializada. A proposta é incentivar a diversificação das culturas, elevar a produtividade no campo e fortalecer a agricultura familiar.

O produtor Daniel Messias Canal Galina, da comunidade do Cedro, afirmou que o projeto representa um incentivo importante para os agricultores familiares. “Metade dos municípios do Estado foi contemplada e Alfredo Chaves está entre eles. Essas mudas chegam como um grande presente para nós produtores. Agora é plantar, cuidar e colher os frutos desse apoio”, destacou.

A produtora Maristela Grasser Serafin, da comunidade de Ribeirão de Santo Antônio, também comemorou o recebimento das mudas. “Sou muito grata por essa oportunidade. É um projeto muito importante. Acreditem!”, afirmou.

Além da distribuição das mudas, o projeto promove ações voltadas ao fortalecimento do setor agrícola, com debates sobre agroindústria, associativismo, cooperativismo, elaboração de projetos, acesso a recursos e assistência técnica contínua aos produtores rurais.

Fonte: PMAC/ Texto: Dirceu Cetto

Veja também

1

Alfredo Chaves recebe 16º Encontro de Trilheiros neste domingo com aventura e programação especial

1

Café conilon se consolida como símbolo do agro capixaba e marca trajetória da Cooabriel

WhatsApp-Image-2026-09-11-at-13.54.36_p11579_cover_image_resized

Sebrae/ES cria movimento para preparar empresas capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp Image 2026-09-15 at 16.08.28

Centro de Vitória recebe evento sobre inovação e futuro do turismo capixaba

Weliton_Aiolfi

Vargem Alta recebe festival que une cultura indígena, natureza e ancestralidade

Casa do Governador - ArtRio - Por Wesley Sabino (2)

Parque Cultural Casa do Governador leva arte acessível à ArtRio pelo segundo ano

vacina-idosos-foto-magnifica

Vacina Pneumo 20 começa a ser oferecida pelo SUS para pessoas com 85 anos ou mais

WhatsApp-Image-2026-09-14-at-15.05.04-1024x744

Nova diretoria da Faes toma posse para mandato 2026-2030