Alerta de chuva intensa nesta segunda-feira (18) no Estado
Publicado em 18/11/2019 às 12:09
Após as tempestades com raios, trovões e grande quantidade de chuva forte na última semana, que causou estragos em diversas cidades da Região Serrana e chegou a interromper o tráfego na BR-262, a noite de ontem (17), foi de chuva fina nas montanhas. Mas, nesta segunda-feira (18), há previsão de chuvas intensas em alguns municípios capixabas.
O boletim atualizado às 6 horas do desta segunda-feira informa que nas últimas 24 horas os maiores acumulados de chuva foram registrados em Afonso Cláudio (44,93 mm), Vila Velha (14,21 mm) e Aracruz (11,05 mm). Os demais municípios registraram acumulados inferiores a 10 milímetros.
São 21 alertas vigentes. Entre eles, três de nível alto para os municípios de Serra, Cariacica e Santa Leopoldina. Os demais alertas, de risco moderado, são para os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Domingos Martins, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São Mateus, Viana, Vila Velha e Vitória.
Ma maior parte dos municípios da Região Serrana, o quantitativo de chuva, segundo experientes no setor da agricultura, não deixará rastros de destruição nos cultivos e possivelmente não causará problemas na BR-262, como na última semana, quando houve queda de dezenas de barreiras que impediu o tráfego de veículos.
“Hoje a BR-262 permanece tranquila e sem problemas de interrupção devido às chuvas, e assim os agricultores de Marechal Floriano e Domingos Martins poderão realizar as entregas sem o mínimo problema de tráfego”, comentou o técnico do Incaper, Ubaldino Saraiva.
Ele afirma que até o momento algumas estradas na zona rural do município de Marechal Floriano e Domingos Martins não reúnem condições normais de tráfego devido buracos e lamaçais provocados pelas fortes chuvas da semana anterior.
“Mas de um modo geral podemos afirmar que as chuvas que sempre trouxeram benefícios para a lavoura continuam dessa forma”, disse Ubaldino Saraiva, ressaltando que as previsões para os próximos dias são de chuvas fracas na região. “Vamos torcer para que o sol chegue e que evite os possíveis prejuízos que as chuvas poderão causar”, disse.
O agricultor Carmelino Entringer, de Alto Marechal, disse que não desanima jamais do seu trabalho, uma vez que as chuvas tendem a reduzir e o sol voltar a aparecer nos próximos dias. “Vi a previsão e fiquei animado com uma possível redução de chuvas ainda no meio da semana”, completou.