Agricultores de Santa Teresa (ES) serão capacitados para transição de manejo orgânico/biodinâmico nos vinhedos da região

Publicado em 02/03/2023 às 16:51

Compartilhe

Agricultores-de-Santa-Teresa-ES-serao-capacitados-para-transicao-de-manejo

Foto: Pixabay

Os vitivinicultores de Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo, vão receber capacitação visando a implantação de manejo orgânico e biodinâmico nos vinhedos do município, que é o maior produtor de vinhos do estado. Atualmente, dos cerca de 250 mil litros de vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no estado capixaba, mais da metade vem do município de Santa Teresa.

Continua após o anúncio

O projeto faz parte de um convênio firmado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), no valor de R$ 100 mil, para contratação de uma consultoria especializada vinda do Rio Grande do Sul (RS) para desenvolver ações na região de Santa Teresa durante todo o ano de 2023.

De acordo com o superintendente de Agricultura no ES, Aureliano Nogueira da Costa, esta proposta de consultoria vem fortalecer e aprimorar o esforço estadual na busca de adequação do sistema de produção de uvas, com o intuito de profissionalizar os viticultores da região de Santa Teresa, ampliando a sustentabilidade ambiental das propriedades.

O objetivo da iniciativa é aprimorar o manejo, a produtividade e a qualidade da uva, com foco na sustentabilidade ambiental da atividade e na certificação para produção de uva orgânica/biodinâmica, elevando a qualidade da matéria-prima e, consequentemente, dos produtos acabados (sucos, vinhos e espumantes), favorecendo os consumidores, a diversificação e a agregação de valor das bebidas.

Entre as atividades que serão desenvolvidas pelo projeto estão o diagnóstico da viticultura na região de Santa Teresa; realização de seminários, oficinas, dias de campo para capacitação de produtores; visitas técnicas a propriedades rurais para orientação de viticultores de acordo com suas especificidades; iniciação da transição para agricultura orgânica/biodinâmica aos interessados nestes manejos, além de suporte técnico aos agricultores a partir de vídeos, cartilhas e manuais.

A ação faz parte de um planejamento de estruturação da vitivinicultura capixaba. Há quatro anos, o Serviço de Sanidade, Inspeção e Fiscalização Vegetal da SFA/ES vem desenvolvendo um trabalho de adequação e profissionalização das vinícolas da região de Santa Teresa.

Em 2018, havia somente uma vinícola do Espírito Santo registrada no Mapa. Atualmente, são 15 vinícolas e mais três agroindústrias em construção, podendo chegar, em 2023, a 20 estabelecimentos com registros.

Ao longo desses quatro anos de trabalho foram realizados quatro encontros de vitivinicultura no município para estimular, capacitar e profissionalizar os estabelecimentos produtores/processadores de vinhos, espumantes, sucos e grapas.

Também foi formado um grupo de trabalho com os principais atores institucionais da cadeia produtiva para conjuntamente buscar melhorias e soluções para os principais problemas e gargalos existentes. Além da SFA/ES, participam representantes da Associação das Vinícolas de Santa Teresa (AVIST); da Associação dos Produtores de Uvas de Santa Teresa (APRUVIT); Sebrae/ES; Senar/ES; Instituto Federal do ES (IFES); Prefeitura de Santa Teresa; Secretaria Estadual de Agricultura (Seag); Incaper/ES.

Fonte: Mapa

Veja também

agro-19-06-ft-incaper

Unidades demonstrativas vão incentivar irrigação sustentável na cafeicultura capixaba

esporte-19-06-ft-gov-es-surfista-capixaba

Surfista capixaba conquista segundo lugar em etapa do Sul-Americano

saude-19-06-ft-Cicero-Modulo-CIAM-PMMF

Marechal Floriano oferece suporte psicológico e jurídico a mulheres

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Julio Huber e Divulgação

Domingos Martins realiza festa em homenagem à padroeira Santa Isabel

politica-19-06-ft-gov-es-alunos

Governo do Estado oferece mais de mil vagas em cursos técnicos nos CEETs

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

A garantia da acessibilidade no transporte aquaviário

geral-18-06-ft-gov-es-detran

Detran|ES informa sobre indisponibilidade temporária na realização de serviços do órgão

politica-18-06-ft-MARCELO-CAMARGO-AGENCIA-BRASIL

PEC que permite trabalho para adolescentes de 14 anos será discutida hoje