Ações na agricultura são intensificadas em Marechal Floriano

Publicado em 26/02/2022 às 11:07

Compartilhe

Cafe01-m

Texto: Juliano Rangel / Foto: Julio Huber

As ações para área de agricultura no município de Marechal Floriano prometem ser repletas de atividades por parte da Prefeitura, que tem como planejamento atender aos produtores que atuam em diversos segmentos no cenário local. Quem adianta um pouco deste trabalho é o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein. 

Segundo ele, o planejamento é intensificar o oferecimento de capacitações para os produtores por meio de parceiras com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Vamos intensificar a parceria com o Senar para oferecer os cursos de capacitação aos produtores. Em parceria com o Sebrae, será desenvolvido um programa para desenvolvimento da floricultura no município. Vamos promover outros encontros de produtores de diversas culturas”, destacou o secretário.

CAFÉ – O trabalho de referência com os cafés especiais também continuará neste ano através da parceria entre a Prefeitura e o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e existe a expectativa para a promoção de mais dias de campo.

“Juntamente com o Incaper, serão realizadas ações para o desenvolvimento dos cafés de qualidade, respeitando sempre a opinião do extensionista do Incaper e especialista em cafés, César Krohling. Os dias de campo são realizados pelo Incaper com a participação da Secretaria e seguem o cronograma do órgão estadual”, adiantou o secretário.

SUSAF – Sérgio também ressalta a procura dos proprietários de agroindústrias do munícipio por informações do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES) e enfatiza o trabalho de fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal.

“Alguns proprietários de agroindústrias procuraram o Serviço de Inspeção para obter informações para a adesão ao Susaf/ES. E, como parte das ações de combate à clandestinidade, o Serviço de Inspeção passará a visitar os empreendedores, entregando-lhes um ofício para iniciarem o processo de regularização de suas atividades, trabalhando sempre de forma orientativa e recomendatória”, frisou Sérgio.  

FLORICULTURA – Sucesso em 2021 com a realização da Oficina da Flores, a área de floricultura segue na pauta da Secretaria, como adianta Sérgio. “Em parceria com o Sebrae, estamos planejando consultorias de poda e manejo dentro das propriedades, ações em grupos de designer floral, uma missão para levar alguns produtores na Exposição Tecnica de Hortcultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensiva (Hortitec), entre outras iniciativas”, contou o secretário.

Ele também ressalta que a ideia é melhorar a base de dados do munícipio por meio de um cadastro dos produtores e de suas necessidades de mudas, para assegurar continuidade à distribuição das mudas na cidade de uma forma eficiente.

Veja também

Moradores-de-Marechal-Floriano-lutam-contra-a-violencia-sexual-de-criancas-e-adolescentes

Moradores de Marechal Floriano lutam contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Musica-sorteios-e-celebracoes-religiosas-na-Festa-de-Sao-Cristovao-no-Trevo-de-Paraju-1

Música, sorteios e celebrações religiosas na Festa de São Cristóvão no Trevo de Paraju

Avenida-movimentada-de-Marechal-Floriano-tera-redutores-de-velocidade-1

Avenida movimentada de Marechal Floriano terá redutores de velocidade

Alerta-para-possiveis-impactos-do-frio-e-da-geada-na-agricultura-brasileira

Alerta para possíveis impactos do frio e da geada na agricultura brasileira

Espirito-Santo-esta-em-alerta-vermelho-para-frio-intenso-e-geada-ate-sabado-1

Espírito Santo está em alerta vermelho para frio intenso e geada até sábado

Morador-de-Afonso-Claudio-e-um-dos-mortos-no-acidente-ocorrido-na-BR-262-1

Morador de Afonso Cláudio é um dos mortos no acidente ocorrido na BR-262

Londres-rainha-Elizabeth-aparece-de-surpresa-em-inauguracao-de-metro

Londres: rainha Elizabeth aparece de surpresa em inauguração de metrô

Homem-e-preso-acusado-de-matar-o-cunhado-em-Brejetuba

Homem é preso acusado de matar o cunhado em Brejetuba