Aberta chamada para distribuição de kits para tratamento simplificado da água

Publicado em 24/06/2023 às 12:35

Compartilhe

Aberta-chamada-para-distribuicao-de-kits-para-tratamento-simplificado-da-agua

O Governo do Estado, por meio do Programa de Agroindústria e Empreendedorismo Rural (Agrolegal), da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do vai distribuir gratuitamente materiais para o tratamento de água das agroindústrias familiares do Estado. Serão distribuídos 160 kits de tratamento simplificado da água para os produtores cadastrados e selecionados no sistema Agrolegal Ater Digital. O objetivo da ação é garantir água potável para a utilização na produção rural, evitando a contaminação dos alimentos e assegurando a melhor qualidade dos produtos.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou que a água utilizada nos processos da agroindústria de alimentos e bebidas é fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos produtos. “O uso da água é indispensável para diversos processos da agroindústria, desde a limpeza, desinfecção, higienização e produção. Essa ação é fundamental para o desenvolvimento sustentável das atividades das agroindústrias familiares, garantindo ainda o aumento da oferta de produtos seguros ao consumo humano no mercado”, pontuou Bergoli.

Nesse sentido, a ação busca disponibilizar gratuitamente os materiais necessários para a instalação de dosadores de cloro para agroindústrias familiares no Espírito Santo, beneficiando os produtores rurais com políticas públicas que evitam o prejuízo financeiro e garantem a saúde alimentar dos consumidores.

Com investimento total de cerca de R$ 99.450 mil, cada kit contém um clorador automático de pastilhas; um tubete com 7 pastilhas de cloro para tratamento da água; um filtro de passagem de água para a retenção de partículas; e um medidor de cloro e PH, acompanhado de estojo e reagentes. Os kits serão disponibilizados e enviados por meio dos escritórios locais do Incaper ou secretarias municipais de Agricultura.

Além dos kits, os beneficiados da ação terão acesso ao manual orientativo de como realizar a instalação destes materiais, produzido pela Secretaria da Agricultura, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Confira o manual aqui.

A distribuição será realizada com base no cadastro dos produtores no sistema Agrolegal Ater Digital, dentro do contexto das ações do Agrolegal. Para a inscrição, os produtores devem ter empreendimentos individuais ou coletivos que atuam nos segmentos de agroindústria, empreendedorismo rural ou da pesca, estabelecidos no Estado do Espírito Santo, cujo faturamento anual seja inferior a R$ 4,8 milhões, conforme o edital.

Os interessados podem se inscrever pelo site https://agrolegal.vitoria.ifes.edu.br/ , selecionar na aba “Eventos”, e, em seguida, no evento “SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS PARA TRATAMENTO SIMPLIFICADO DA ÁGUA”.

Fonte: Seag

Veja também

agro-17-06-ft-AgroUrbano-maquina-secadora-cafe

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

geral-17-06-ft-Ricardo-Medeiros-terceira-ponte

Governo do Estado inicia remoção das cabines da Terceira Ponte

saude-17-06-ft-sesa

Neurocirurgia transformadora: a jornada de dona Florentina para recuperar a fala e a mobilidade

geral-17-06-ft-Reproducao-Agencia-Brasil-termometro

Inverno começa nesta semana com temperaturas acima da média

politica-17-06-ft-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil-pl-aborto

Após PL do aborto na Câmara, Senado discute o tema nesta segunda-feira

brasil-17-06-ft-reproducao-chuvas-RS

Ministro presta suporte após temporal em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul

producao-industrial

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

incendio-instalacao-eletrica

Saiba como evitar incêndios em instalações elétricas