POMERANA

Coluna Pomerana

A Cristianização da Pomerania

Publicado em 08/08/2022 às 09:51

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Dr. Ivan Seibel
[email protected]

Abordados recentemente em uma entrevista com a Pastora Josiane B. Böhlke, assuntos relacionados aos primeiros tempos depois da cristianização dos povos bálticos, levantaram uma serie de tópicos interessantes. A própria preservação de alguns hábitos e costumes de cunho religioso, que ainda hoje sobrevivem entre os pomeranos brasileiros, nos mostra que a religiosidade parece ser um fator inerente ao ser desse povo. Assim, por exemplo, ao passar pelo batismo cristão, os pais do jovem cristão recebem um “Patenzettel”, isto é, aquele envelope com votos pagãos, na forma de grãos de milho, moedas, pequenos tufos de cabelos ou outros pequenos objetos. Com esse ritual simulado, esse jovem cristão é “iniciado” em uma antiquíssima ritualística não cristã, na qual lhe são sinalizados os votos de sucesso dos padrinhos, para a sua trajetória de vida.

De uma forma parecida, aquele pequeno pedaço de mata nativa que costuma ser encontrado, não muito longe da casa dos agricultores pomeranos, também parece lembrar a proximidade de uma dessas divindades menores veneradas pelos antigos eslavos, antepassados dos pomeranos.

Os wendes-pomeranos acreditavam em deuses que se manifestavam na natureza. Era a adoração aos deuses menores que supunham estarem presentes nas árvores, nos animais, nos riachos e nas lagoas. Acreditavam que seu poder poderia estar presente na natureza.

Nesses cultos às divindades, também costumavam ser oferecidos produtos originários das lavouras, como uma forma de agradecimento. Já os deuses maiores, como Triglaw, o deus dos wendes, havia um grande templo nas proximidades da cidade de Stettin e que foi destruído em 1124. O mesmo aconteceu com o templo/fortaleza de Jaromarsburg, na localidade de Kap Arkona, no norte da ilha de Rügen, onde, entre os séculos IX e XII, os Ranes veneravam o seu deus Swantowit. Essa fortaleza foi conquistada e destruída por Walldemar I, rei da Dinamarca, em 1168, em uma dessas suas campanhas de cristianização “a ferro e fogo”.

Na história da cristianização da Pomerânia há, a citação de uma primeira tentativa de conversão da sua população, no ano de 948, quando teria sido fundado um Bispado em Havelberg, supostamente entre os rios Peene e Oder. Entretanto, pouco tempo depois, em 983, o Sacro Império Romano Germânico perdeu o controle sobre essa região, dificultando a consolidação da iniciativa. Uma série de novas tentativas, em geral vindos de governantes poloneses, também resultaram em fracassos. Assim, vale citar as diversas tentativas frustradas de cristianização da parte dos poloneses nos anos 1000 (Boles-law), 1002, 1005 e 1012.

Uma nova tententativa de cristianização da Pomerânia ocidental parece ter sido feito por um padre, de nome Günter e que também não teve sucesso.

A Pomerânia, efetivamente, terminou sendo cristianizada entre 1124 e 1128 pelo bispo Otto de Bamberg e o principado de Rügen, em 1168, depois da conquista pelos dinamarqueses, por um religioso de nome Absalão. Segundo registros existentes, a cristianização teria começado no dia 12 de junho de 1124, quando o Duque Pomerano Wartislaw teria recebido o Bispo Otto de Bamberg e sua comitiva, na localidade de Pyritz, de forma pacífica e amistosa. Consta que Bamberg, ao longo de um percurso de mais ou menos noventa quilômetros, entre Pyritz até Wollin, teria construindo onze igrejas e batizado vinte e dois mil, cento e sessenta e cinco pomeranos.

A partir desse momento a igreja católico romana passou a consolidar o seu poder espiritual sobre a população de toda a região, criando os chamados claustros ou conventos em praticamente todos os povoados. Nesse mesmo tempo, também se foi consolidando, cada vez mais, a crença de que não eram os súditos ou qualquer outra autoridade que estaria concedendo o direito de governar aos reis, duques ou outros governantes, mas seria a vontade do próprio Deus. Ou seja, com o crescimento e a ascensão de uma das mais importantes e poderosas instituições desse período: a Igreja Católica. Portanto, também na Pomerânia, acompanhando a expansão do cristianismo, a Igreja alcançou a condição de principal instituição a disseminar e a refletir os valores da doutrina cristã.

Diversas interpretações, não somente dessa doutrina, como também de práticas pagãs ainda continuavam presentes, não somente dentro da Pomerânia como também de toda a Europa cristianizada. Assim, a igreja, pelo seu poder espiritual conseguiu alargar seu campo de influências por meio da imposição de seus princípios e da formulação de uma estrutura hierárquica. Já os governantes da
Pomerania, seja por meio dos seus duques, seja pela auação da baixa nobreza, sucessora dos antigos
cavaleiros germânicos que haviam conquistado toda esta região, estabeleceram o seu poder temporal,
dando a sua contribuição para o estabelecimento de uma nova ordem, dividida em Clero, Nobreza e
Servos.

Essa, portanto, passou a ser a nova Pomerânia cristã, das três classes e da religião dos seus governantes.


Dai Klair Prins

Prof. Aloi Schneider
[email protected]

Depois de uma longa espera, finalmente a Folha Pomerana está registrando a entrega dos exemplares dessa fabulosa obra, O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, agora editado na língua pomerana.

A professora Aloí Schneider informa que, com grande alegria, recebeu a visita do Cônsul Geral da Alemanha, o Senhor Milan Simandi, no dia 27 de julho de 2022, o qual, depois de uma longa espera, lhe entregou os exemplares destinados aos professores e pesquisadores que se dedicam ao estudo da Cultura e da Língua Pomerana, na região de São Lourenço do Sul. Posteriormente, o ilustre visitante também chegou na Secretaria de Cultura, onde já se faziam presentes o Prefeito, Sr. Rudinei Härter, o Secretário de Educação, Sr. Fabiano Bosenbecker, o Coordenador de Cultura Sr. Hugo Hinterholz além de outras personalidades ligados à cultura.

A Professora Schneider relatou que foi contactada pelo Prof. Dr. Ismael Tressmann e o pelo Pastor Anivaldo Kuhn, os tradutores que viabilizaram esse brilhante trabalho em língua pomerana, como também, pelo Consulado Geral da Alemanha no Rio Grande do Sul que lhe pediram para auxiliar na indicação de nomes de pessoas da comunidade, de professores e de escolas ligadas a estudos da língua
Pomerana.

Essa lista já foi preparada e encaminhada ao Consulado Geral. Agora, depois de ter recebido as obras impressas, em seu devido tempo e oportunidade fará com que todos possam receber o seu exemplar.

A professora Aloí Schneider ainda salientou que, de 15 a 18 de agosto, o grupo do Projeto Plurilingue, do qual faz parte, deverá visitar os três municípios, Arroio do Padre, Canguçu e Turuçu, que implantarão um Projeto Piloto desse programa em suas escolas. Acredita que será uma bela oportunidade para também
fazer a entrega dos livros Dai Klair Prins.

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