Sem WhatsApp, lojas registram queda em vendas e buscam SMS para reduzir danos

Publicado em 04/10/2021 às 19:51

Compartilhe

98954


source
Comércio registrou queda nas vendas nesta segunda-feira
Reprodução: ACidade ON

Comércio registrou queda nas vendas nesta segunda-feira

Depois de se apoiarem nas vendas on-line através das redes sociais na pandemia, os pequenos negócios — cuja venda é feita principalmente pelo WhatsApp, Facebook e Instagram — estão se virando para não ter prejuízo total neste dia, com ligações e SMS.

Desde que o ano passado, com as restrições ao comércio, o Instagram se tornou a principal vitrine da Bibelu, loja especializada em roupas para mães e filhas na Barra.

“Tecnicamente, estou parada. Quase 90% da minha receita vem das vendas pelos canais digitais”, diz a dona da loja, Bárbara Moraes.

Além de fazer vários vídeos que geram engajamento no Instagram, as suas vendas são finalizadas no WhatsApp.

“Eu não uso muito outras redes, como TikTok e Telegram. Já tinha escutado que não deveria ficar dependente de uma rede, mas as que mais dão retorno são do mesmo grupo”.

Leia Também

Para tentar contornar o dia de hoje, ela está ligando para as clientes com os pedidos em andamento, mas lamenta a perda das vendas: — Segunda é um bom dia, com média de 10 compra. Hoje foram só quatro. E ainda tem o fato de que é a véspera do Dia das Crianças, ou seja, seria uma segunda com mais pedidos.

Na região da Grande Salvador, na Bahia, a pane também afetou cerca de 40 comerciantes que usam o delivery TrazFavela. O serviço é feito todo através do WhatsApp e conecta lojas, farmácias e mercados com cliente e entregadores que moram na periferia.

Leia Também

Hoje, eles estão telefonando para os clientes e monitorando as entregas via SMS.

“Estamos ligando para os clientes que tinham pedidos, mas o problema atrapalhou novas entregas. Não recebemos mensagem, ninguém ligou e não conseguimos finalizar algumas vendas. O pior é que início de mês é bem movimentado. De uma média de 15 pedidos por dia, hoje foram só quatro”, relata Ana Luiza Sena de Jesus, CEO do delivery.

O Grupo Facebook tem investido em suas redes sociais como ferramenta de negócios para empreendedores. Além de cursos para ensiná-los a usar o Instagram e otimizarem sua visibilidade, eles desenvolveram ferramentas, como o WhatsApp Business, que desde este ano oferece a opção de fazer transferência bancária pelo app.

Veja também

esportes-28-04-Foto-Erik-Araujo

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo

geral-28-04-ft-MTE

Ministério do Trabalho e a luta por direitos das trabalhadoras domésticas

esportes-28-04-ft-Matchroom

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

saude-28-04-ft-div-sesa

Primeira visita canina traz alegria e esperança a paciente do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”

brasil-27-04-Reproducao-Instagram-greve

Greve nas universidades federais ganha força e está prestes a completar um mês

saude-27-04-freepik-cancer-de-pele

Primeira vacina contra o câncer de pele é testada no Reino Unido

geral-27-04-foto-Edu-Andrade-Ascom-MGI

Governo sobe auxílio-alimentação de servidores federais para R$ 1 mil

esporte-27-04-ft-divu-futebol

Jogos da Copa Espírito Santo serão transmitidos ao vivo na TV aberta e internet