Aviso meteorológico prevê queda acentuada da temperatura e ocorrência de geada

Publicado em 01/08/2021 às 14:05

Compartilhe

frio-meteorologico

A temperatura deve cair de maneira acentuada no Espírito Santo nos próximos dias. O aviso meteorológico emitido pela coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê condições favoráveis para formação de geada nos trechos de altitude elevada, onde a sensação térmica aparente pode ficar inferior a 0 °C, sob condições específicas de combinação entre temperatura do ar e a velocidade do vento. 

O aviso meteorológico é válido até este domingo (01). A passagem da frente fria pelo Estado, desde a noite dessa quarta-feira (28), traz consigo uma forte massa de ar de origem polar, que poderá provocar uma onda de frio intenso em várias regiões do Brasil. Nesta quinta-feira (29), as nuvens aumentam e chove com fraca intensidade em todas as regiões capixabas.

O coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, destacou que, na ocasião da passagem do sistema frontal, o vento muda de direção e começa a acelerar, podendo ocorrer algumas rajadas fortes, acima dos 50km/h, por todas as regiões capixabas. “A massa de ar que acompanha a frente deverá injetar ar frio, que contribui para a queda significativa das temperaturas”, completou.

 Nesta quinta-feira (29), há previsão de que ocorra a menor temperatura máxima do ano em todas as regiões do Estado, com queda de até 10,0 °C em relação às máximas observadas nessa quarta-feira (28). Já para sexta-feira (30), a nebulosidade associada à passagem da frente fria se dissipa e há expectativa para a madrugada mais fria do ano em alguns pontos, em função da forte queda nas temperaturas no período noturno. “Essas condições de temperaturas amenas são favoráveis para a ocorrência de fenômenos como geada, principalmente em regiões de altitude elevada, acima de 800 metros de altitude”, explicou Ramos.

A menor temperatura mínima deste ano ocorreu no distrito de Aracê, município de Domingos Martins, onde foi registrado 3,8 °C no dia 05 de julho. No dia 02 de julho, Vitória registrou 13,5°C, a menor temperatura do ano até o momento na Capital.

Para este final de semana, a previsão inicial aponta para a ocorrência de chuva fraca nas cidades mais próximas ao litoral, ocasionadas pela presença da umidade trazida pelos ventos costeiros. Em virtude das madrugadas amenas, ainda persiste o risco de formação de geada nas regiões de altitude elevada. Mais detalhes sobre a previsão do tempo e de avisos meteorológicos especiais podem ser acompanhados no site da Meteorologia do Incaper.

A coordenação de Meteorologia reforça que todas as medidas de proteção adequadas devem ser adotadas, a fim de minimizar prováveis transtornos associados ao tempo frio. Em caso de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil.

Texto: Andreia Ferreira 

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral