EDP garante retorno de energia ainda hoje (02) após destruição de rede elétrica em Marechal Floriano

Publicado em 02/04/2021 às 15:12

Compartilhe

Moradores de quase todas as regiões do município de Marechal Floriano estão sem energia desde a última quarta-feira (31), quando um temporal atingiu a região e destruiu boa parte da rede elétrica. Os distritos de Santa Maria e de Araguaia – os mais populosos do município depois da Sede – estão sem energia e os moradores reclamam que produtos refrigerados já estão descongelando.

Outra região muito afetada pela falta de energia é a localidade da “Estrada do Caracol”, próxima ao batalhão do Corpo de Bombeiros. Centenas de moradores e sitiantes estão sem o fornecimento de energia elétrica há três dias. A passagem de veículos só foi possível na via após o corte de galhos e troncos de árvores pelos moradores, agentes do Corpo de Bombeiros e trabalhadores da Prefeitura de Marechal Floriano.

internas cabos elétricos 1 mApesar do trabalho dos servidores da EDP – empresa prestadora de energia -, ainda há muito serviço a ser executado até que a energia seja totalmente restabelecida no município, já que ainda na manhã desta sexta-feira (2), os cabos elétricos continuam entrelaçados no chão, com as árvores derrubadas pela ventania durante a tempestade.

Enquanto isso, moradores e sitiantes da região atingida pela tempestade sofrem com a situação da permanente escuridão no período noturno. Para a moradora da Renata Hand, que jamais passou por uma situação semelhante, é necessário um grupo em número superior de eletricistas para recuperar e construir uma nova rede e satisfazer rapidamente aos necessitados. “Tomar banho frio não é para qualquer um, principalmente para as crianças”, disse.

Terezinha Gratiere, residente naquela região, não sabe mais o que fazer com os familiares, na maioria menores, sem o fornecimento da energia elétrica, e sem pelo menos ter conhecimento do retorno do fornecimento. “Os homens estão trabalhando, mas é necessário um verdadeiro exército de eletricistas”, afirma.

internas cabos elétricos 2 mPara Flávio Dias, é desesperadora essa situação vivida nos três dias pela população, que se encontra sem energia elétrica. “Os eletricistas trabalham muito, mas a quantidade de serviço é superior ao que eles podem fazer. Por isso demorarão a religar os cabos e nos fornecer a energia: está tudo encoberto por árvores caídas e terá que vir mais homens para concluir”, disse.

O sitiante Rogério Bermudes, que tem propriedade há 37 anos no município, afirmou que nunca presenciou uma tempestade como a dessa semana. “Estava com a família no sítio, mas acabou a água, pois para jogar água para caixa precisa de bomba movida a energia elétrica. Tivemos que retornar para Vitória, porque os produtos que levamos para fazer a torta capixaba corriam o risco de estragar sem a refrigeração”, contou.

EDP garante retorno ainda hoje da energia

De acordo com a assessoria de imprensa da EDP, empresa que fornece energia para a maioria dos municípios capixabas, a previsão é de que ainda hoje a energia seja restabelecida em Marechal. “Estamos com quatro equipes no local trabalhando desde ontem, ininterruptamente. A rede elétrica da região foi muito afetada pela queda de árvores, galhos e objetos (como placas) que quebraram postes, partiram fiações e danificaram transformadores”, informou a assessoria da empresa.

Em áreas rurais, as equipes encontram dificuldade de acesso com vias interditadas com queda de barreiras e árvores. “Diante das características das ocorrências registradas, a Distribuidora esclarece que o tempo para normalização das operações varia de acordo com a extensão dos danos causados ao sistema e muitas ocorrências são normalizadas automaticamente por meio do sistema de automação da rede elétrica. A EDP informa que as equipes seguem trabalhando em campo e a previsão é que o sistema seja normalizado ainda hoje”.

Veja também

mat-paga-29-04-freepik

GR8 Tech participa de evento de apostas em São Paulo

geral-29-04-ft-arquivo-sejus

Saúde debate fechamento de “manicômio judicial” do Espírito Santo

geral-29-04-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

geral-29-04-freepik

MEI deve se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista até o dia 1º de maio

agro-29-04-fot-div-Rev.-Negocio-Rural

Secretário de Turismo de Canela (RS) afirma que as montanhas capixabas são um produto pronto

saude-29-04-Jose-Cruz-Agencia-Brasil

Quem tem papilomatose respiratória recorrente entra em grupo prioritário para vacina do HPV

agro-29-04-Foto-Cadu-Gomes-VPR

BNDES lança na Agrishow linha de crédito rural própria ao agronegócio

esportes-28-04-Foto-Erik-Araujo

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo