Com risco baixo para a Covid-19, Domingos Martins orienta estabelecimentos comerciais
Publicado em 22/07/2020 às 13:48
Com a nova classificação de Domingos Martins no Mapa de Risco do Governo do Estado, estabelecimentos comerciais e de serviços além de restaurantes, lanchonetes e similares no município poderão funcionar sem restrição de horários, porém é preciso que todos continuem seguindo as medidas de segurança contra o coronavírus. O funcionamento de bares continua suspenso até 31 de julho.
Segundo as Portarias nº 141-R e nº 142-R do Governo Estadual, Domingos Martins saiu do risco moderado e foi para o risco baixo, o que permite uma maior flexibilização do comércio. De acordo com a portaria, novos critérios foram adotados para determinar o nível de risco de cada município, são eles: os coeficientes de incidência de casos ativos, taxa de letalidade, índice de isolamento da população, percentual de pessoas a cima de 60 anos e a taxa de ocupação de leitos de UTIs no Espírito Santo.
Apesar de não haver mais restrições de dias e horários para funcionar, o comércio do município deve continuar seguindo os protocolos sanitários e administrativos de prevenção e segurança para a pandemia da Covid-19. Os estabelecimentos que não respeitarem as medidas previstas poderão ser notificados, interditados ou ter o alvará cassado. A Prefeitura ressalta a importância de todos seguirem os protocolos de prevenção para que não seja necessário determinar regras mais restritivas novamente. Confira abaixo algumas dessas medidas de prevenção:
O uso de máscara continua sendo obrigatório para clientes e funcionários dentro dos estabelecimentos e nas ruas; é permitida a entrada apenas de um cliente para cada 10m² de espaço livre na loja; o estabelecimento deve disponibilizar álcool com concentração de 70% para os clientes; o ambiente deve ser ventilado; deve-se observar o distanciamento social em filas; a higienização de todo o espaço deve ser intensificada, dentre outras medidas. Pessoas que se encontram no grupo de risco devem continuar praticando o isolamento social.
Seguindo a determinação estadual, foi assinado nesta terça-feira (21) o Decreto Normativo n° 3615/2020. Confira o Decreto aqui.
Parque
Além da divulgação do novo Mapa de Risco, o Governo do Estado também permitiu a volta da visitação em unidades de conservação ambiental e parques em municípios de risco moderado e baixo. Inicialmente o fechamento desses locais estava previsto para até 31 de julho. No caso do Parque Estadual Pedra Azul, não há restrição de dias e horários de funcionamento, no entanto, várias regras deverão ser seguidas:
É obrigatório o uso de máscaras por visitantes e colaboradores; atividades como caminhada, corrida, trilha, ciclismo e exercícios individuais estão permitidas apenas se as pessoas respeitarem o distanciamento social e o uso de máscara; a prática de esportes coletivos e a realização de eventos nos parques está proibida.
A portaria do governo orienta ainda que pessoas que estão no Grupo de Risco evitem ir ao local assim como aqueles que sentirem algum sintoma de síndromes gripais ou que tiveram contato com pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 até que se termine o período de quarentena recomendado. Outra orientação é que os usuários dos parques levem seu próprio recipiente com água e que façam frequentemente a higienização das mãos.