Receita Federal e Ministério da Cidadania se unem contra fraudes no auxílio emergencial

Publicado em 13/07/2020 às 11:50

Compartilhe

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e o Ministério da Cidadania firmaram convênio para viabilizar a troca de informações e operacionalização de ações de caráter preventivo e repressivo relacionadas a fraudes no auxílio emergencial.

De acordo com o convênio, a Receita Federal se compromete a fornecer dados não albergados por sigilo fiscal, decorrentes do resultado de cruzamento entre bases extraídas do Cadastro Único, do público considerado elegível ao recebimento do auxílio e das bases de dados da RFB.

No ato de assinatura do convênio, realizado nesta quinta-feira (9/7), o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, declarou: “Esse convênio que estamos formalizando hoje visa instrumentalizar um controle, a partir do cruzamento de informações dos cadastrados no Programa de Auxílio Emergencial com as informações que a Receita Federal tem em seu banco de dados referentes aos contribuintes que declaram o Imposto de Renda das Pessoas Físicas.”

De acordo com Tostes, “esse controle vai permitir a identificação de possíveis irregularidades e garantir o pagamento do auxílio emergencial a quem efetivamente deve recebê-lo, dentro das regras estabelecidas para o Programa.

Para o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, “esse acordo que firmamos com a Receita Federal do Brasil é muito importante, porque nos dá suporte para que o controle do auxílio emergencial seja cada vez mais eficiente. Temos índices muito positivos em todas as medições feitas, seja pela Controladoria-Geral da União (CGU), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), ou pelo acompanhamento que a Receita Federal tem feito.

Lorenzoni destacou, ainda, que o auxílio emergencial já chegou a 65 milhões de brasileiros. “Há 125 milhões de pessoas que, direta ou indiretamente, estão sendo beneficiadas pelo auxílio emergencial. Temos, neste momento, um sistema eficiente e seguro. Então agradeço à Receita Federal do Brasil, que nos ajudou, e muito, nessa construção, para que o auxílio chegasse nas pessoas de forma rápida e eficiente, mas com a segurança de que o dinheiro público está sendo bem aplicado”, finalizou.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral