Clube de leitura com encontros virtuais durante o distanciamento social

Publicado em 06/07/2020 às 18:20

Compartilhe

A “Sociedade Epicureia: Clube de Leitura Literária”, de Venda Nova do Imigrante, adaptou-se ao distanciamento social exigido pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e está realizando encontros por meio de plataforma online. As reuniões ocorrem aos sábados à tarde, quinzenalmente, mantendo assim o objetivo original da proposta: incentivar o gosto pela leitura literária, agregando mais participantes e entusiastas.

Clube de leitura com encontros virtuais durante o distanciamento socialO clube de leitura é um projeto de extensão da unidade de Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que vem realizando encontros periódicos presencialmente desde março do ano passado, reunindo participantes antigos e novos para o já tradicional bate-papo sobre literatura. No novo formato, os participantes continuam fazendo leituras prévias, porém ao invés de romances, o grupo lê e discute contos e textos literários curtos.

“A pandemia fez com que nos distanciássemos durante uns meses, até que veio a ideia de tentarmos encontros virtuais, e foi um sucesso! Graças às possibilidades de aproximação que a tecnologia nos oferece, agora estamos voltando a trazer para nossas tardes de sábado aqueles debates animados sobre obras literárias”, explicou o coordenador do projeto, o professor de literatura Rafael Cavalcanti do Carmo.

Clube de leitura com encontros virtuais durante o distanciamento social 2Segundo o coordenador, o clube tem proporcionado troca de experiências e uma alternativa de socialização segura em meio à pandemia. “Cada um na sua casa, estamos novamente nos reunindo em torno desse propósito comum de experimentar quantas coisas importantes a literatura tem a nos dizer sobre as formas como levamos nossas vidas e enxergamos a realidade que nos cerca. Sobretudo nos difíceis tempos que temos vivido, manter perto de nossas rotinas as diferentes formas de expressão artística é mais que um prazer; é uma necessidade”, explicou.

Teodora Bragato é participante assídua das reuniões do clube e aprovou o novo formato de atividades. “Sou muito grata por essa oportunidade de realização dos nossos encontros online. Essa modalidade nos permite estar com novos participantes que não moram em Venda Nova. Os contos ajudam aqueles que estão em home office e não têm tempo para ler um livro. Mas, o que considero mais importante é estar pensando em coisas boas, que transformam nossas vidas”, disse a leitora e também contadora de histórias.

Por ser online, os encontros possibilitaram a participação de pessoas de municípios mais distantes. É o caso de Eliza Zamagna, que mora em Vitória e já participou dos dois encontros realizados. “Uma das atividades mais prazerosas desta pandemia é ter um pouco mais de tempo para a leitura. Agora imagine o que significa, além de ler, poder dialogar com outros amantes da literatura sobre um texto lido por todos? É uma experiência maravilhosa! Tão interessante que tenho a impressão de estar junto com meus queridos e queridas de Venda Nova. Vida longa ao Clube Sociedade Epicureia!”, considerou.

A Sociedade Epicureia irá promover encontros virtuais até o fim deste ano. Os participantes receberão certificados. Para mais informações sobre o projeto, basta acessar o perfil do Instagram do Clube de Leitura (@clubesociedadeepicureia), ou entrar em contato pelo telefone: (28) 99972-8112.

Veja o cronograma dos próximos encontros:

Horários: 15 horas

11/07 – “O crime do professor de matemática” – Clarice Lispector
25/07 – “Sem enfeite nenhum” – Adélia Prado
08/08 – “Corações Solitários” – Rubem Fonseca

*As reuniões ocorrem através do Google Meet. O link é disponibilizado do dia do encontro, a partir das 14 horas.

Veja também

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua