Alerta de chuva forte e risco de deslizamento de terra em municípios capixabas

Publicado em 16/06/2020 às 17:10

Compartilhe

A Defesa Civil do Espírito Santo divulgou um alerta de chuva forte e possibilidade de deslizamento de terra em municípios capixabas. Desde ontem chove em várias regiões do Estado. O alerta é devido a uma frente fria que avança lentamente em direção à Bahia, provocando chuva pelo Espírito Santo. O setor sudeste capixaba tem sido a área capixaba mais castigada, com valores superiores a 100 milímetros, somando-se a chuva de ontem (15) com o acumulado da madrugada e início de manhã desta terça-feira (16).

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) enviou alertas de movimento de massa para os municípios de Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul, Apiacá, Vila Velha, Viana e Vitória, mas é muito provável que Iconha também tenha sido atingido por valores extremos de chuva, mas o equipamento do Cemadem está inoperante no município.

Na manhã de hoje, a Defesa Civil Estadual enviou um comunicado para moradores de Marechal Floriano, por meio de mensagens de telefone, alertando para o risco de deslizamentos, orientando as pessoas a evitarem áreas de risco e para procurarem abrigos em locais seguros.

De acordo com informações da Defesa Civil, continua chovendo em todas as regiões, sendo que a chuva perde intensidade no sudeste do Estado a partir de meados da tarde ou noite. A chuva se intensifica no norte, especialmente nas áreas próximas do litoral, mas não deve registrar acumulados altos como o sudeste. Nas demais áreas a chuva é mais fraca. Ainda pode ocorrer agitação marítima em algumas praias.

Previsão para os próximos dias

Informações repassadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é que a frente fria se posiciona sobre a Bahia, a partir de amanhã (17), mas a nebulosidade ligada a leves perturbações ondulatórias na borda do anticiclone pós-frontal provoca chuvas rápidas na faixa leste capixaba. A divisa com Minas Gerais praticamente não deve ter registro de chuva. O mar deve ficar agitado em algumas praias.

Ainda para amanhã, para a região sudeste do Espírito Santo, há a probabilidade de 80% de chuva entre 5 a 10 milímetros e 50% para 10 a 20 milímetros em pontos isolados. Já para a região norte capixaba, a probabilidade é de 70% para acumulados de 5 a 15 milímetros. Entre o sudoeste e o centro-oeste, há a probabilidade de 80% de chuvas inferiores a 2 milímetros em 24h e, nas demais áreas, 70% de probabilidade para chuvas de 2 a 5 milímetros.

De hoje até domingo, a previsão de chuva sugere um acumulado médio de 30 a 50 milímetros no setor sudeste do Estado, com pontos isolados podendo exceder os 60 milímetros. O centro-oeste e noroeste devem registrar entre 5 e 15 milímetros. As demais áreas podem receber de 10 a 30 milímetros de chuva.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral