Alerta de chuva forte e risco de deslizamento de terra em municípios capixabas
Publicado em 16/06/2020 às 17:10
A Defesa Civil do Espírito Santo divulgou um alerta de chuva forte e possibilidade de deslizamento de terra em municípios capixabas. Desde ontem chove em várias regiões do Estado. O alerta é devido a uma frente fria que avança lentamente em direção à Bahia, provocando chuva pelo Espírito Santo. O setor sudeste capixaba tem sido a área capixaba mais castigada, com valores superiores a 100 milímetros, somando-se a chuva de ontem (15) com o acumulado da madrugada e início de manhã desta terça-feira (16).
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) enviou alertas de movimento de massa para os municípios de Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul, Apiacá, Vila Velha, Viana e Vitória, mas é muito provável que Iconha também tenha sido atingido por valores extremos de chuva, mas o equipamento do Cemadem está inoperante no município.
Na manhã de hoje, a Defesa Civil Estadual enviou um comunicado para moradores de Marechal Floriano, por meio de mensagens de telefone, alertando para o risco de deslizamentos, orientando as pessoas a evitarem áreas de risco e para procurarem abrigos em locais seguros.
De acordo com informações da Defesa Civil, continua chovendo em todas as regiões, sendo que a chuva perde intensidade no sudeste do Estado a partir de meados da tarde ou noite. A chuva se intensifica no norte, especialmente nas áreas próximas do litoral, mas não deve registrar acumulados altos como o sudeste. Nas demais áreas a chuva é mais fraca. Ainda pode ocorrer agitação marítima em algumas praias.
Previsão para os próximos dias
Informações repassadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é que a frente fria se posiciona sobre a Bahia, a partir de amanhã (17), mas a nebulosidade ligada a leves perturbações ondulatórias na borda do anticiclone pós-frontal provoca chuvas rápidas na faixa leste capixaba. A divisa com Minas Gerais praticamente não deve ter registro de chuva. O mar deve ficar agitado em algumas praias.
Ainda para amanhã, para a região sudeste do Espírito Santo, há a probabilidade de 80% de chuva entre 5 a 10 milímetros e 50% para 10 a 20 milímetros em pontos isolados. Já para a região norte capixaba, a probabilidade é de 70% para acumulados de 5 a 15 milímetros. Entre o sudoeste e o centro-oeste, há a probabilidade de 80% de chuvas inferiores a 2 milímetros em 24h e, nas demais áreas, 70% de probabilidade para chuvas de 2 a 5 milímetros.
De hoje até domingo, a previsão de chuva sugere um acumulado médio de 30 a 50 milímetros no setor sudeste do Estado, com pontos isolados podendo exceder os 60 milímetros. O centro-oeste e noroeste devem registrar entre 5 e 15 milímetros. As demais áreas podem receber de 10 a 30 milímetros de chuva.