Secretaria da Educação incentiva profissionais a divulgarem metodologias pedagógicas inovadoras

Publicado em 20/04/2020 às 17:52

Compartilhe

Entre os principais objetivos da ação é dar visibilidade ao trabalho docente qualificado, exitoso, inovador, como forma de reconhecimento e valorização profissional.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Subsecretaria de Avaliação e Planejamento, instituiu o IdeAção, que é um incentivo à divulgação de metodologias inovadoras e projetos pedagógicos e a produção de objetos digitais educacionais por profissionais da Rede Estadual. A Portaria nº 051, que dispõe sobre as regras, foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (17).

“Esta iniciativa busca incentivar a divulgação de metodologias inovadoras e a produção de objetos digitais educacionais em uma perspectiva de reconhecimento e valorização do fazer pedagógico da rede para a rede”, disse a subsecretária de Avaliação e Planejamento, Isaura Nobre.

Entre os principais objetivos do IdeAção estão incentivar a reflexão da própria ação docente; dar visibilidade ao trabalho docente qualificado, exitoso, inovador, como forma de reconhecimento e valorização profissional; buscar soluções equitativas de acesso universal e iniciativas que incentivem a qualificação da prática docente; contribuir com a qualificação da prática pedagógica no sentido de estimular novas ações, a partir do conhecimento das iniciativas dos pares, formando uma rede de professores multiplicadores e contribuindo para o efetivo banco de formadores; entre outros.

As experiências docentes a serem submetidas ao IdeAção assumirão formatos específicos, prioritariamente, de produção de videoaulas e de cursos online a serem ofertados na plataforma Moodle. As videoaulas devem ser inseridas em canal específico a ser divulgado por edital de chamada.

As propostas de cursos online, desenvolvidas para o Moodle, devem ser submetidas, via formulário padrão divulgado por edital de chamada, especificamente por docentes que dominem o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e possam assumir a edição da própria sala, com o apoio da equipe técnica do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope). As iniciativas serão selecionadas conforme critérios do edital de chamada e mediante apresentação da relevância da ação para área de conhecimento ou proposta de abrangência.

Para participar da chamada de seleção será obrigatória a apresentação da proposta e a assinatura do termo de concessão de compartilhamento de experiência e de uso de imagem por parte da Sedu. Os profissionais cujas propostas forem selecionadas receberão certificação e, quando cabível e possível, carga horária especial (CHE).

Confira a portaria AQUI.

Mais informações pelo telefone (27) 3636-7821 (Cefope).

Veja também

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas