Curtos circuitos constantes causam problemas a moradores

Publicado em 17/04/2020 às 20:23

Compartilhe

Em tempos de pandemia do coronavírus, várias pessoas estão permanecendo por mais tempo dentro de suas casas. Agora, imagine ter que ficar em casa, sem energia elétrica e sofrendo com curtos circuitos diários, há mais de três semanas. Este problema tem sido vivenciado pelos moradores da Avenida Kurt Lewin, em Campinho, no centro de Domingos Martins.

 

Sendo assim, os residentes desse local entraram em contato com a reportagem do Portal Montanhas Capixabas, pois segundo eles, várias solicitações de reparo e manutenção foram feitas à EDP, que realizou os serviços necessários, porém não surtia o efeito positivo.

https://www.facebook.com/montanhascapixabas/videos/2896890943738739/

A assessoria de imprensa da EDP informou que seria enviada novamente uma equipe ao local para realizar as manutenções devidas. Porém, os técnicos verificaram que o fio que estava provocando os curtos circuitos era o de iluminação pública, cuja responsabilidade é da Prefeitura de Domingos Martins.

O fio de iluminação pública estava a poucos centímetros da fiação da EDP, fora da distância recomendada, que é 20 centímetros, de acordo com os técnicos da EDP. Entretanto, no período em que grande parte das pessoas passa mais tempo em suas casas, principalmente a partir das 18h, há um pico de consumo elétrico gerado pelo uso dos aparelhos eletrônicos, o que faz com que o sistema sobrecarregue.

Curtos circuitos constantes causam problemas a moradoresPortanto, segundo os técnicos, há uma dilatação nos fios de responsabilidade da EDP quando há essa sobrecarga, mas como o fio de iluminação não estava na distância adequada, eles encostavam um no outro, fazendo com que ocorressem os curtos circuitos.

Notebook queimado

Devido aos curtos circuitos, o morador Gustavo Rupp Neto, técnico de informática, disse que seu notebook queimou após vários piques de energia. “Eu agora quero saber quem é que vai pagar pelo conserto do meu aparelho”, questionou.

Curtos circuitos constantes causam problemas a moradores 2Em nota, a EDP disse que é a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador do setor elétrico, que define as regras quanto ao ressarcimento de danos causados por anomalias no fornecimento de energia elétrica, e que prevê ressarcimento em caso de danificações em equipamentos elétricos.

Para realizar o pedido de ressarcimento de danos a equipamentos elétricos, a concessionária orienta o cliente a acessar o EDP Online, no site: www.edponline.com.br. O pedido também pode ser realizado pela Central de Atendimento, no telefone: 0800 721 0707.

“Os pedidos também podem ser feitos pessoalmente nas agências de atendimento, mas nesse momento elas estão fechadas devido à pandemia do coronavírus”, afirma a nota.

Moradores com dúvidas

O assunto gerou dúvida entre alguns moradores, que disseram não ter conhecimento em relação até onde vai a responsabilidade da EDP e da Prefeitura. Para isso, o Portal Montanhas Capixabas promoverá uma entrevista ao vivo, que contará com um representante da EDP e outro da Prefeitura, a fim de esclarecer as dúvidas dos usuários do sistema.

A Prefeitura de Domingos Martins, por meio de uma nota, disse que agendará uma reunião com as equipes responsáveis por essa área, para a semana que vem. Em entrevista hoje (17) com Laerte Targueta, fiscal de manutenção de iluminação pública da Prefeitura, ele disse que essa reunião será importante para responder os questionamentos feitos pela equipe de reportagem do Portal, bem como sanar as perguntas da população.

A entrevista ainda será agendada e você vai poder participar através do Portal Montanhas Capixabas, enviando suas dúvidas, sugestões e reclamações.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral