Corte de árvores próximas de rede elétrica gera polêmica em Domingos Martins

Publicado em 12/04/2020 às 14:08

Compartilhe

Moradores do bairro Jefferson de Aguiar, na Sede de Domingos Martins, enviaram fotos e relatos referentes a cortes de árvores, que estariam com galhos próximos de fios de eletricidade. Entretanto, os moradores questionaram sobre a forma com que a equipe da concessionária elétrica EDP estaria executando o serviço.

“Pelo menos uma vez ao ano é feita a poda das árvores, mas o que estão fazendo é um tremendo assassinato de nossas árvores da Rua da Paz. Estão cortando os galhos sem nenhum critério. Cortam as árvores apenas de um lado, sem preocupação e cuidados necessários com a vegetação e estética. Será que não deveria ter a presença de funcionários da Prefeitura para que fosse feito um corte padronizado e, ao mesmo tempo, recolhendo os galhos da rua?”, questiona um morador, que pediu para não ser identificado.

A assessoria de imprensa da EDP informou que a poda de árvores é de responsabilidade das prefeituras. Entretanto, quando os galhos se aproximam da rede elétrica e podem interferir no funcionamento do sistema, oferecendo risco à população ou causando falta de energia, equipes da EDP realizam o trabalho.

“No referido caso, foi necessária a poda, pois a árvore, por estar em contato com a fiação da rede elétrica, apresentava risco de choque e poderia ocasionar o rompimento dos cabos da rede. A EDP esclarece ainda que em todas as podas de árvores que realiza, os galhos são recolhidos no local. A empresa tem como uma de suas vertentes realizar manutenção preventiva da rede elétrica, percorrendo o sistema nos 70 municípios capixabas em que atua, afim de reduzir impactos no fornecimento de energia e, também, para garantir a segurança da população”, informou a nota da EDP.

O secretário de Meio Ambiente de Domingos Martins, Daniel Wruck, informou que a EDP possui um convênio com o Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal (Idaf), que permite esse tipo corte de árvores que estejam próximos da rede elétrica, sem a necessidade de licenciamento.

A assessoria de imprensa do Idaf confirmou que há um convênio com a EDP, que prevê a supressão de vegetação para manutenção e limpeza das faixas de segurança e servidão das instalações já existentes. Entretanto, o Idaf também reafirma a informação da EDP, de que cabe às prefeituras a poda em área urbana de árvores próximas dos fios de energia. A assessoria do Idaf informou, ainda, que técnicos do órgão farão a verificação da forma em que foram cortadas as árvores no bairro Jefferson de Aguiar.

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Domingos Martins, por meio da assessoria de imprensa, confirmou, por meio de nota compete à Prefeitura a manutenção e poda de árvores nas áreas públicas e que o serviço é realizado rotineiramente em todo o município.

“Contudo, devido a grande demanda e extensão territorial do município, a Prefeitura Municipal de Domingos Martins solicita, quando necessário, que a equipe da EDP faça a poda, principalmente quando acontece de galhos de árvores estarem próximos à rede elétrica. Vale informar que a EDP também tem autonomia de realizar os serviços sem que sejam demandados assim que identifiquem risco! Neste caso, nada impede de que a Prefeitura realize o restante da poda para embelezamento e equilíbrio das árvores”, informou a nota.

Veja também

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua