Temporais continuam na Região Serrana e rios permanecem em nível alto

Publicado em 03/02/2020 às 11:45

Compartilhe

O Braço Sul do Rio Jucu, que atravessa a sede de Marechal Floriano, continua recebendo as águas das chuvas torrenciais que ocorreram neste fim de semana em Pedra Azul, Victor Hugo, Rio Fundo, São Bento, São Francisco de Urânia e outras comunidades pertencentes à este município, Domingos Martins e Alfredo Chaves.

Temporais continuam na Região Serrana e rios permanecem em nível altoCom isso, o leito do rio permanece alto, mas sem invadir ruas ou quintais como ocorreu na última semana, quando muitas cidades, distritos e comunidades submergiram devido aos fortes temporais. Pelo lado bom, os moradores reconhecem que foi excelente o serviço realizado há alguns anos na abertura do rio com a retirada das curvas e a remoção das pedras que também freavam a vazão.

Nascido em Marechal Floriano, o aposentado Ernani Nalesso, comenta que a atual velocidade da água no leito do Braço Sul determinou a segurança dos moradores florianenses. “O leito já não possui os impedimentos, como curvas acentuadas e pedras enormes no leito, que serviam de barreiras intransponíveis para as águas do Braço Sul e que foram removidas em tempo”, disse.

O segurança bancário Adeilson Campos, que reside em Marechal Floriano há poucos anos diz que desconhecia o trabalho realizado no leito do Braço Sul na sede que, anteriormente era cheio de curvas acentuadas e que foi transformado em uma linha reta, além das pedras que foram destruídas e restos dela removidos. “Agora as chuvas não causam desespero e enchentes como nas outras cidades”, disse.

Para o comerciante Jonas Buss, a abertura e fim das curvas no leito do Rio Braço Sul do Jucu, deixa a população em condições de segurança que foi comprovada nos últimos dias e novamente neste fim de semana. “Choveu muito em várias regiões por onde passa o Rio Jucu, mas ele ganha velocidade na vazão em Marechal Floriano, um trabalho do ex-vereador Modolo, que todos conhecem na cidade e que buscou condições de segurança para a população na ocasião com o Governo Estadual”, disse.

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas