Barragem de Venda Nova do Imigrante funciona dentro da normalidade e notícias de risco de rompimento são falsas

Publicado em 23/01/2020 às 12:50

Compartilhe

As chuvas dos últimos dias nas montanhas capixabas têm causado danos e gerado preocupação na população. Venda Nova do Imigrante não teve ocorrências graves nesse período. Mesmo assim, as autoridades estão atentas e tomando as medidas de prevenção. Um dos locais que recebe atenção especial é a barragem de Alto Bananeiras, que está dentro da normalidade.

Barragem de Venda Nova do Imigrante funciona dentro da normalidade e notícias de risco de rompimento são falsasA barragem abastece o Município e a grande quantidade de chuvas fez seu volume de água aumentar, mas a situação é normal. “Estivemos no local nesta quarta-feira (22) e fizemos análise visual. A barreira de concreto não apresenta nenhum indício de rompimento”, relatou o tenente Willians, da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, localizada em Venda Nova.

A vazão de água do reservatório teve aumento, conforme registraram os Bombeiros durante a inspeção desta quarta, mas a situação é esperada. “A vazão está um pouco acima do normal, mas isso é causado pelas chuvas. O indicador de volume registra 60 centímetros em uma escala que chega a 98 centímetros. Seria necessária uma quantidade muito grande de chuva para a capacidade do reservatório se esgotar”, acrescenta o tenente.

A Defesa Civil Municipal esteve com os Bombeiros na inspeção e também verificou que a barragem está dentro do normalidade. “Hoje o cenário é de situação normal, com vazão de água ainda distante de extrapolar o nível de segurança e, mesmo que esse nível suba mais 40 centímetros, a barragem foi feita para suportar”, explica Woelpher Pierângelo Bárbara, coordenador da Defesa Civil em Venda Nova.

Barragem de Venda Nova do Imigrante funciona dentro da normalidade e notícias de risco de rompimento são falsas 2O risco de danos causado pela barragem em eventual emergência é considerado médio. Porém, isso não significa que é média a chance de rompimento. “O nível de dano não é o mesmo que a possibilidade de a barragem se romper. A população precisa compreender isso para não gerar medo sem necessidade”, completa Woelpher.

Técnicos da Cesan também participaram da inspeção. Por meio de nota, a empresa disse que não há risco de rompimento. “A Cesan informa que, na manhã desta quarta-feira, técnicos da empresa, em conjunto com integrantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, realizaram vistoria na Barragem Alto Bananeiras e constataram que a estrutura da barragem encontra-se em perfeito estado e não há risco de rompimento”, diz a nota na íntegra.

Prevenção e atenção são essenciais

Defesa Civil, Bombeiros, Prefeitura e outras autoridades têm acompanhado de perto a situação das chuvas. Quem precisar de auxílio pode ligar para 193 (Bombeiros) ou para (28) 99919-1389 (Defesa Civil).

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral