Sistema agrícola realiza ações após fortes chuvas na região sul do Espírito Santo

Publicado em 22/01/2020 às 12:02

Compartilhe

As fortes chuvas que atingiram os municípios de Iconha e Alfredo Chaves, na Região Sul do Estado, provocaram inúmeros prejuízos e o sistema agrícola que é composto pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) está realizando uma rede de solidariedade.

Para possibilitar melhor acesso às áreas urbanas e o escoamento de produtos agrícolas, a Seag enviou uma equipe técnica que estará, ao longo da semana, nos municípios afetados pelas chuvas, realizando um levantamento para as obras de conserva e manutenção de estradas rurais do Programa Caminhos do Campo.

O Incaper mobilizou toda a sua rede de unidades para receber donativos que serão distribuídos entre os municípios mais atingidos. Água, alimentos não perecíveis, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal, além de fraldas infantis e geriátricas, são os itens mais urgentes. As doações podem ser entregues em qualquer unidade do Incaper. Os Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR) e as Fazendas Experimentais estão à disposição para quem quiser fazer as entregas. Foram acionados vários parceiros para organizar uma logística de distribuição dos donativos.

O Idaf também está recebendo doações em todas as unidades. Além disso, disponibilizou veículos da frota do Instituto e os servidores estão atuando com apoio técnico aos municípios.

Já a Ceasa conta com um ponto de coleta de doações para ajudar os municípios atingidos pelas chuvas. Vários produtos de limpeza e higiene pessoal, água mineral e alimentos não perecíveis foram doados. A Ceasa também está de portas abertas para receber doações no galpão do antigo Mesa Brasil, dentro da Ceasa Cariacica, das 8h às 16h.

“Todo o sistema agrícola está empenhado nas ações para minimizar os impactos causados pelas chuvas nos municípios da região sul. O Governo do Estado está trabalhando arduamente nas ações de reconstrução e retomada da economia dos municípios afetados. Estamos nos colocando à disposição e, sem dúvidas, vamos conseguir passar por esse momento tão difícil para o nosso Estado”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral