Bombeiros e Prefeitura esclarecem sobre o possível rompimento de barragem em Marechal Floriano

Publicado em 14/11/2019 às 22:30

Compartilhe

Muitas informações desencontradas circularam nas redes sociais e grupos de WhatsApp em Marechal Floriano, na tarde de hoje (14), após o anúncio do risco de uma barragem se romper próximo à Sede do município. O repórter Sidney Dalvi acompanhou o trabalho dos bombeiros e de assistentes sociais, e fez transmissões ao vivo pelo Facebook do portal.

Ele conversou com o sargento Waiandt, que explicou os motivos de o Corpo de Bombeiros ter solicitado a evacuação de residências. Confira a entrevista!

A reportagem também acompanhou o trabalho de assistentes sociais, que visitaram algumas casas, juntamente com o Corpo de Bombeiros, para orientar os moradores.

Preocupados com a possibilidade do rompimento da represa, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Marechal Floriano, juntamente com a Defesa Civil, emitiram um comunicado oficial, de alerta preventivo.

“A barragem localizada no Bairro Quinta dos Lagos teve o seu vertedouro obstruído por árvores e terra, e está com a água proximamente à sua crista, perto de trasbordar. Todas as barragens de terra quando acontece à possibilidade de verter, o risco de rompimento é grande, entretanto não significa que irá romper”.

De acordo com a nota, “O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão fazendo uma ação preventiva para os moradores que moram próximos ao Córrego de Batatal, para deixarem suas casas, haja vista a possibilidade em um acumulado de 80 milímetros de chuva ainda nesta quinta-feira, e 30 milímetros durante o dia de amanhã. Como a barragem já esta quase transbordando, esta ação preventiva deve ser feita para evitar um estrago maior”, informou a nota.

Ainda segundo o comunicado, a informação que foi anunciada pelas redes sociais, de que a barragem acima do “Esperdião” iria se romper, não é verdadeira. Mesmo porque, se isso acontecesse, a vazão de água não chegaria à sede do município.

“Até que essas questões climáticas se estabeleçam, as devidas ações devem ser providenciadas. Em caso de dúvida ou ocorrência, o morador deve acionar a Defesa Civil, no telefone: (27) 3288-1878, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193”, concluiu o comunicado.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral