Secretaria de agricultura de Marechal Floriano defende anistias para produtores rurais

Publicado em 06/11/2019 às 11:57

Compartilhe

A maturação dos grãos de café no período de fortes chuvas prejudicou a safra do arábica em Marechal Floriano, levando produtores ao endividamento. O problema climático impediu também o tradicional concurso de qualidade do café, e a anistia aos produtores é uma alternativa.

Os produtores estimam prejuízo e endividamento com os bancos credores após a colheita negativa. “Hoje isso nos prejudica muito com relação ao preço que o produtor vai estabelecer, e, portanto seu endividamento é quase certo”, explica o secretário municipal de agricultura, Sérgio Stein.

Secretaria de agricultura de Marechal Floriano defende anistias para produtores ruraisOs rumos vislumbrados pela Secretaria de Agricultura envolvem a anistia das dívidas contraídas pelos produtores rurais através dos créditos bancários. “Em decorrência de frustrações de safra, fatores climáticos, buscamos apoio para conseguirmos a anistia às dívidas desses produtores, pois o Estado do Espírito Santo já é simpático a esta idéia”, explica Stein.

O secretário refere-se às práticas de anistia realizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, semelhantes às da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que oferecem anistia de até 90% dos investimentos dos produtores em determinados casos.

“Marechal está fora da área de atendimento deste modelo de anistia, mas queremos que ele possa ser estendido à Região Serrana, pois nossos produtores são muito responsáveis, e preservadores do meio ambiente. Infelizmente, o produtor endividado pode ser obrigado, por exemplo, acabar vendendo sua terra ou parte dela para quitar essas dívidas, o que nos preocupa”, explica Stein.

A Secretaria Municipal de Agricultura realiza reuniões com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), e com sindicatos rurais para tratar dos fatores climáticos que, desde 2015, atrapalham todos os segmentos da agricultura na região. A ideia é buscar apoio em Brasília para que ocorra a anistia com os bancos de crédito desses produtores, que pode ser realizada através do Banco Central.

 

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral