GASTRONOMIA

Gastronomia

Cogumelos recheados

Publicado em 19/08/2019 às 19:02

Compartilhe

 

Duas a três vezes ao ano eu promovo um jantar para os condôminos do edifício onde moro, em Vitória. Nestas ocasiões, entre trinta e trinta e cinco moradores se reúnem na nossa área de lazer e eu preparo os pratos como numa aula de culinária e, quando encerro cada preparação, minha esposa e mais alguém da família, que sempre me ajudam muito, servem os participantes. Todas as receitas já estão devidamente prontas na cozinha da área de lazer do prédio, onde iniciamos os trabalhos quase sempre no dia anterior, para dar conta da quantidade de cada uma a ser servida.

Neste último mês de maio preparei o que apelidei de “3 bandeiras”: como entrada uma receita italiana de cogumelos recheados, como prato principal uma receita belga denominada “Carbonade”, que são cubos de carne cozidos na cerveja preta e, como sobremesa, uma torta de maçãs de origem francesa, a Tarte Tatin, estas duas últimas já publicadas em edições anteriores do Noticiário.

Para iniciar a preparação dos cogumelos, primeiro encomendei-os ao Sr. Omar (27 99605 4459), cuja produção fica próxima a Aracê, município de Domingos Martins. Fui buscá-los pessoalmente e trouxe 3 kg dos graúdos, cada um com, aproximadamente, 8 cm de diâmetro! Chegando a Vitória deixei-os na própria embalagem onde estavam e dentro da geladeira.

No dia do jantar, no início da tarde, limpei externamente os cogumelos com um pano limpo (a recomendação é NÃO lavá-los, pois absorvem muita umidade…), tirei e piquei o caule de cada um deles. Na sequência refoguei os caules picados no azeite com um pouco de sal e pasta caseira de alho e cebola. Adicionei, em seguida, uma caixinha de creme de leite e 800 g de queijo tipo gorgonzola esfarelado, deixando-o derreter bem. Temperei a mistura com um toque de noz moscada e um pouquinho de pimenta do reino raladas na hora e adicionei, então, 300 g de nozes picadas, deixando o creme apurar um pouco.

Pré-aqueci o forno e, enquanto isso, dispus os cogumelos lado a lado em assadeiras untadas com azeite, com a parte arredondada voltada para baixo. Recheei cada um com uma boa porção do creme e deixei-os assar por 20 minutos. Após este tempo coloquei um a um em pratos de sobremesa individuais, polvilhei com salsinha fresca bem picadinha e levei-os para cada um dos participantes saborearem. Para aqueles que apreciam um bom azeite, regue-os com um fio…

Todos elogiaram bastante sendo que, no final do jantar e da confraternização, muitos me pediram a receita e o telefone do fornecedor dos cogumelos, pois se animaram a preparar posteriormente em seus apartamentos! E já comecei a pensar no menu do próximo jantar… Buon apetito!

 

Veja também

Centro de Logística da Educação

Governo do Estado inaugura Centro de Logística da Educação e moderniza gestão de materiais da Rede Estadual

programa de formação

Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS

apreensão em cruzeiro

Cruzeiro chega ao Brasil com alimentos que podem trazer doença devastadora para a suinocultura

tec renovavel

Tecnologia sustentável para mudas de café ganha destaque em evento no norte do ES

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

ipva 26

Pagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Últimos artigos de Gastronomia

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno

Muita sacanagem!

Panna cotta com goiabada diet

Ossobuco do Bar e Restaurante Beija-flor