Campanha do Detran|ES alerta motociclistas sobre riscos de acidentes

Publicado em 10/07/2019 às 12:25

Compartilhe

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) inicia, nesta semana, uma campanha educativa com foco nos motociclistas que circulam no Estado. O objetivo é chamar a atenção da população para o alto índice de vítimas fatais de acidentes envolvendo motociclistas e conscientizar os condutores para os cuidados necessários no trânsito para preservar a própria vida.

A campanha utiliza dados recentes do Observatório de Segurança Pública divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) no relatório “Acidentes Fatais com motociclistas: Perfil dos acidentes no Espírito Santo – 2019”, além de estatísticas de atendimento do Corpo de Bombeiros e do Samu a motociclistas em acidentes nas vias capixabas.

Utilizando uma linguagem de vídeo game, o filme exibido na TV deixa claro aos motociclistas que na vida real não há segunda chance depois do ‘game over’ e que é necessário escolher a vida na hora de tomar decisões envolvendo o trânsito. No rádio, a campanha será exibida em formato de notícias sobre o tema. A campanha será veiculada em TV, rádio, internet até o dia 31 de julho e também serão realizadas ações educativas para reforçar a conscientização dos motociclistas.

A expectativa do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, é atingir o público que é a principal vítima desses acidentes e conseguir reduzir o número de mortes entre os motociclistas.

“Pelos dados do perfil extraído do relatório da Sesp, as principais vítimas fatais dos acidentes com motocicletas são homens jovens com idades entre 17 e 25 anos. E por isso a escolha dessa linguagem dos games, que acreditamos que vai chamar a atenção desses potenciais vítimas de forma mais efetiva. Temos acompanhado o aumento das mortes de motociclistas nos últimos dois anos, além do número de vítimas que ficam com sequelas graves e permanentes. Queremos que isso seja um alerta para que cada um adote as medidas de segurança necessárias para a preservação da vida no trânsito e a redução desses números que são muito graves”, enfatizou.

Acidentes fatais com motociclistas

O relatório “Acidentes Fatais com motociclistas – perfil dos acidentes no Espírito Santo – 2019”, do Observatório de Segurança Pública, pertencente à Sesp, traz dados importantes para o planejamento de ações voltadas para os motociclistas no Estado.

Segundo o estudo, em 2012, 369 motociclistas foram vitimados fatalmente em acidentes de trânsito. Esta foi a maior quantidade de óbitos da série histórica. Nos quatros anos seguintes, de 2013 a 2016, houve queda consecutiva. Já em 2017 houve aumento em relação ao ano anterior, situação que voltou a acontecer em 2018, completando dois anos de aumento consecutivo. Isso acende o sinal de alerta e reforça a necessidade de realizar um acompanhamento mais dinâmico dos dados para permitir tomadas de ações mais eficazes.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social