Alunos de escola infantil visitam a sede do Corpo de Bombeiros em Marechal Floriano
Publicado em 07/05/2019 às 11:20
Trezentos e vinte alunos infantis do Centro Educacional Vovó Fernandina visitarão a sede do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Marechal Floriano. Meninos e meninas estarão no local durante todo o dia de hoje (07) e amanhã (08), divididos em cinco turmas a partir de quatro anos de idade, inclusos no “Projeto Prevenção de Acidentes” desenvolvido na instituição escolar.
A primeira turma chegou às 8 horas ao 4º Batalhão, com o acompanhamento dos professores da instituição escolar e foram recebidos pelo sargento Waiandt, que ministrou palestras, notadamente sobre a segurança voltada às crianças e também aos adultos. Parte do trabalho em busca da não violência foi mostrado em vídeo.
Os alunos infantis receberam orientações do bombeiro militar, ao abordar assuntos importantes voltados para a segurança dos próprios alunos e familiares em suas residências e também fora delas. A abordagem inicial foi o telefone celular na atualidade muito utilizado também pelas crianças.
Waiandt comentou sobre os riscos causados principalmente quando o aparelho está ligado no sistema elétrico. “Não podemos nem tocar nele porque é perigosa uma descarga elétrica ou também a provocação de um incêndio”. O sargento explicou com detalhes os riscos com a eletricidade.
Ele falou ainda sobre os escorregões em pisos lisos, tropeços, solicitou cuidados na subida e descida em escadas internas e externas, evitar entrar na praia, piscina e rio sem acompanhantes e até os cuidados com ataques de escorpiões, cobras, aranhas e outros peçonhentos. “Todos de casa deverão sempre ter a mesma precaução”.
Ao final da visita, as crianças curtiram de perto os veículos utilizados pelo Corpo de Bombeiros nos mais diversos atendimentos à toda a população e ainda conheceram os equipamentos utilizados para desencarcerar vítimas de ocorrências em veículos acidentados principalmente e socorro interno em imóveis em situação de perigo.
A professora Rosangela Kuster, que estava acompanhada de Edna Elena e Oona Schneider, afirmou que o primeiro grupo visitante foi formado por 35 crianças que tiveram um excelente aprendizado em pelo menos 50 minutos, que foi a palestra do sargento Waiandt. “Todos nós saímos satisfeitos com esse trabalho importante realizado pelo Corpo de Bombeiros”.