Mulheres representam 19% da força de trabalho no campo, segundo IBGE

Publicado em 05/05/2019 às 10:51

Compartilhe

O agronegócio ainda é um setor com presença predominantemente masculina, mas com o passar dos anos esse cenário tem passado por mudanças. Aos poucos, a presença da mulher no campo ganha espaço e elas se mostram cada vez mais capacitadas para atuar no mercado.

Dados divulgados pelo Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que das mais de 15 milhões de pessoas que atuam no campo, 19% são mulheres. Na mesma pesquisa, de cada 10 chefes de fazenda, pelo menos dois cargos têm no comando o público feminino.

“Os números não negam. As mulheres estão cada vez mais presentes no agronegócio exercendo funções estratégicas e são responsáveis pela tomada de decisões que impactam diretamente o setor no Brasil”, afirma a Show Manager do CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, Renata Camargo. O evento pretende reunir mulheres do agro de todo o Brasil e será realizado nos dias 08 e 09 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

O Congresso, que está em sua 4ª edição, é um ambiente aberto para debate e troca de informações entre mulheres que atuam diretamente no setor e pretende lançar um olhar mais aprofundado para os desafios das cadeias produtivas do país, promovendo discussões que possam gerar ações concretas.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

“Uma das tendências para o futuro do setor agropecuário brasileiro é a maior participação de mulheres na gestão das propriedades rurais. Esse é um movimento sem volta, e que está alinhado com o compromisso do Brasil em atingir os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, principalmente o número 5, relativo à Igualdade de Gênero e Empoderamento Econômico de Mulheres. Para assumir essa posição com segurança e obter êxito é fundamental estar preparada. E é exatamente isso que o CNMA oferece: informações técnicas de qualidade e oportunidades de negócios”, destaca a Superintendente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) – CNA, Lígia Dutra.

“Cada vez mais as mulheres têm conquistado espaços importantes na sociedade. Na John Deere prezamos e incentivamos a igualdade entre os gêneros, já que é por meio da diversidade que surgem as ideias inovadoras. Por isso, acreditamos na importância de apoiar eventos como o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que abrem espaços para a discussão da relevância feminina para o campo”, enfatiza o Presidente/Vice-presidente de Marketing e Vendas – América Latina da John Deere, Paulo Herrmann. A empresa é uma das patrocinadoras do evento.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento: www.mulheresdoagro.com.br.

Veja também

WhatsApp Image 2025-07-21 at 14.22.38(2)

Santa Teresa abre inscrições para a 5ª edição do Prêmio Cafés Especiais

Marcel-Carone- coluna diversidade

Acessibilidade em Movimento: um novo olhar, um novo símbolo

Handful of fresh roasted coffee beans form the sack

Café capixaba atinge US$ 147 milhões em exportações em junho

females-doctor-hospital-with-stethoscope

Agora Tem Especialistas abre 1,7 mil vagas para médicos especialistas atuarem em áreas prioritárias do SUS

ccrna

Brasil terá Centro de Competência em RNA mensageiro para fortalecer produção de vacinas e medicamentos

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre