Inscrições abertas para o curso avançado de avaliação sensorial de cafés

Publicado em 14/04/2019 às 10:41

Compartilhe

Entre os dias 23 e 26 de abril, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoverá no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI-Norte), em Linhares, o Curso Avançado de Avaliação Sensorial de Cafés Arábicas e Robustas.

O engenheiro químico, consultor em Gestão Sensorial de Bebidas e Alimentos, Ensei Uejo Neto vai ministrar o curso e os participantes terão acesso ao seguinte conteúdo: Mecanismos da Percepção Sensorial – Olfação e Gustação; Neurociência Aplicada – Calibragem Sensorial (exclusividade Ensei Neto | Cursos); Origem dos Aromas & Sabores em Arábicas e Robustas; o Gosto Desconstruído e Reinterpretado – Doce, Salgado, Ácido e Amargo; Introdução à Ciência da Extração – Aspectos Físicos e Químicos; metodologia TCT para Avaliação Sensorial de Arábicas e metodologia TCT para Avaliação Sensorial de Robustas.

Anúncio

O curso será realizado pela Fundagres – Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo, na Unidade de Referência em Qualidade de Cafés de Linhares, atualmente um campus avançado do “The Coffee Traveler | Ensei Neto” no Espírito Santo.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Este curso é considerado um preparatório para a certificação de degustadores em nível avançado nos protocolos da SCA e CQI (Q-Graders e R-Graders). O aluno irá compreender como é realizada a pontuação dos cafés. A carga horária é de 32 horas-aula.

Anúncio

“Importante ressaltar que esse tipo de curso será realizado apenas no Espírito Santo e é uma oportunidade única para quem quer ingressar em avaliação de cafés especiais, tanto na análise do conilon, quanto do arábica. Precisamos formar mais degustadores no Estado para podermos construir uma identidade fidedigna da qualidade que o nosso Robusta pode alcançar”, disse o pesquisador José Altino Machado Filho.

Os interessados deverão realizar a reserva previamente através do contato, (27) 3371-5165.

As inscrições ainda estão abertas clique aqui para acessar.

Veja também

1

Alfredo Chaves recebe 16º Encontro de Trilheiros neste domingo com aventura e programação especial

1

Café conilon se consolida como símbolo do agro capixaba e marca trajetória da Cooabriel

WhatsApp-Image-2026-09-11-at-13.54.36_p11579_cover_image_resized

Sebrae/ES cria movimento para preparar empresas capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp Image 2026-09-15 at 16.08.28

Centro de Vitória recebe evento sobre inovação e futuro do turismo capixaba

Weliton_Aiolfi

Vargem Alta recebe festival que une cultura indígena, natureza e ancestralidade

Casa do Governador - ArtRio - Por Wesley Sabino (2)

Parque Cultural Casa do Governador leva arte acessível à ArtRio pelo segundo ano

vacina-idosos-foto-magnifica

Vacina Pneumo 20 começa a ser oferecida pelo SUS para pessoas com 85 anos ou mais

WhatsApp-Image-2026-09-14-at-15.05.04-1024x744

Nova diretoria da Faes toma posse para mandato 2026-2030