Estrada do Bambuzal no Vale da Estação: uma tragédia anunciada

Publicado em 19/03/2019 às 19:21

Compartilhe

Moradores e sitiantes da região do Vale da Estação em Domingos Martins, na tarde deste último sábado (16), por volta das 15h, fizeram uma manifestação pacífica, no local conhecido como estrada do Bambuzal, que liga o Vale da Estação a Bom Jesus, que, de acordo com a Defesa Civil estadual à época, sugeriu uma vistoria para fazer uma proteção na estrada.

Cansados de tanto espera, cerca de 30 manifestantes utilizaram bambus e cordas para bloquear a passagem, que por mais ou menos uma hora ficou fechada. A reportagem do portal Montanhas Capixabas esteve no local e acompanhou o ato.

Estrada do Bambuzal no Vale da Estação uma tragédia anunciada 2Todo esse processo que já dura 8 anos vem causando indignação às pessoas que dependem da estrada, como é o caso do aposentado Adriano Dalto, que associou o problema local às tragédias ocorridas em Mariana e Brumadinho, onde as barragens se romperam, ocasionando a morte de centenas de pessoas. Assista o vídeo com o depoimento do senhor Adriano:

Já a comerciante local, Marlene Paganini, se sente revoltada em saber que sua filha, poderia acordar às 6h da manhã para ir à escola, não fosse o problema da estrada, que em função do resultado do laudo da Defesa Civil Estadual, juntamente à Prefeitura de Domingos Martins determinaram a utilização de rota alternativa para o transporte escolar, passando pelo município de Marechal Floriano, o que torna as idas e vindas mais longas e demoradas. Assista o vídeo da comerciante:

Da mesma forma, o morador, Alessandro Coutinho, relata que tem que pagar aluguel para que a filha possa permanecer em Campinho – sede de Domingos Martins – para que a mesma possa estudar e não tenha que fazer esse deslocamento. Assista a entrevista de Coutinho:

Perigo eminente

No trecho onde nossa reportagem esteve presente, conforme mostra o vídeo, foi visto que os veículos passam por uma estrada que possui aproximadamente 3 metros de largura e, que sobram no máximo 40 centímetros, entre os pneus e o precipício, conforme você pode acompanhar em nossa reportagem. Assista o vídeo:

Documentação

Munida de todos os documentos, a auxiliar administrativa Sandra Espanhol, mostra que essa é uma luta que iniciou desde 2011. O processo fora arquivado, porém a mesma entrou com o pedido de reabertura e fez uma denúncia no Ministério Público. Acompanhe a entrevista de Sandra:

A resposta da Prefeitura 

O portal Montanhas Capixabas entrou em contato com a Prefeitura de Domingos Martins e obteve a seguinte resposta, que foi lida no local aos manifestantes. Veja o vídeo:

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas