Consumidores terão acesso a mais informações sobre a conta de luz na palma da mão

Publicado em 25/12/2018 às 11:10

Compartilhe

Os consumidores agora contam com um novo canal de acesso que promete simplificar o atendimento e trazer informações mais detalhadas sobre questões como a composição da conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou, no mês de novembro, o aplicativo para celulares “ANEEL Consumidor”, que promete modernizar a interação com o público.

O aplicativo já está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. A plataforma facilita o registro e acompanhamento de solicitações da Ouvidoria (reclamações, sugestões, elogio e denúncias), apresenta orientações sobre os principais procedimentos relacionados ao fornecimento de energia e informações gerais sobre o setor elétrico.

Um dos principais serviços oferecidos é o “Entenda sua Conta”, por meio do qual o consumidor poderá conhecer o funcionamento dos itens que compõem o valor da fatura de energia, utilizando simulações interativas para contas de luz de clientes residenciais.

Os cálculos de tarifa disponíveis levam em conta a realidade de cada distribuidora, a ser selecionada pelo usuário, a Bandeira Tarifária em vigor (atualmente, a amarela), mas não incluem impostos como ICMS, PIS/Cofins e taxa de iluminação pública.

Na plataforma, o consumidor consegue visualizar a participação, na sua conta, dos diferentes componentes que influenciam a tarifa, como custos de energia, transmissão, distribuição, encargos e a bandeira tarifária.

O diretor diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, falou sobre a importância que o aplicativo terá no contato com o público. “Em um passo a mais na linha do empoderamento do consumidor, agora milhões de usuários de energia do Brasil terão em sua mão acesso à ouvidoria da ANEEL e uma explicação mais detalhada sobre a composição da sua conta de luz”, destacou Pepitone.

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, falou sobre o papel da ANEEL. “A ANEEL está dando um exemplo, começando a colocar luz no quanto as pessoas pagam pelo bem que consomem”, disse o ministro.

Após o lançamento, a proposta é realizar aprimoramentos contínuos e vincular a plataforma ao novo Sistema de Inteligência Analítica do Setor Elétrico (SIASE), no primeiro trimestre de 2019.

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas