Consumidores terão acesso a mais informações sobre a conta de luz na palma da mão

Publicado em 25/12/2018 às 11:10

Compartilhe

Os consumidores agora contam com um novo canal de acesso que promete simplificar o atendimento e trazer informações mais detalhadas sobre questões como a composição da conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou, no mês de novembro, o aplicativo para celulares “ANEEL Consumidor”, que promete modernizar a interação com o público.

O aplicativo já está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. A plataforma facilita o registro e acompanhamento de solicitações da Ouvidoria (reclamações, sugestões, elogio e denúncias), apresenta orientações sobre os principais procedimentos relacionados ao fornecimento de energia e informações gerais sobre o setor elétrico.

Um dos principais serviços oferecidos é o “Entenda sua Conta”, por meio do qual o consumidor poderá conhecer o funcionamento dos itens que compõem o valor da fatura de energia, utilizando simulações interativas para contas de luz de clientes residenciais.

Os cálculos de tarifa disponíveis levam em conta a realidade de cada distribuidora, a ser selecionada pelo usuário, a Bandeira Tarifária em vigor (atualmente, a amarela), mas não incluem impostos como ICMS, PIS/Cofins e taxa de iluminação pública.

Na plataforma, o consumidor consegue visualizar a participação, na sua conta, dos diferentes componentes que influenciam a tarifa, como custos de energia, transmissão, distribuição, encargos e a bandeira tarifária.

O diretor diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, falou sobre a importância que o aplicativo terá no contato com o público. “Em um passo a mais na linha do empoderamento do consumidor, agora milhões de usuários de energia do Brasil terão em sua mão acesso à ouvidoria da ANEEL e uma explicação mais detalhada sobre a composição da sua conta de luz”, destacou Pepitone.

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, falou sobre o papel da ANEEL. “A ANEEL está dando um exemplo, começando a colocar luz no quanto as pessoas pagam pelo bem que consomem”, disse o ministro.

Após o lançamento, a proposta é realizar aprimoramentos contínuos e vincular a plataforma ao novo Sistema de Inteligência Analítica do Setor Elétrico (SIASE), no primeiro trimestre de 2019.

Veja também

Capa

Novos conselheiros são empossados no Conselho Municipal de Saúde de Domingos Martins

Santa Jazz 2024 (3)

Contagem regressiva: Santa Jazz começa na sexta (13) com lendas internacionais do jazz, boa gastronomia, cervejas artesanais e vinhos especiais

corpo_48747_Alcantaro-FilhoLucasSCosta

Café capixaba poderá ser tema nas salas de aula da rede estadual

_raf8150

Juventude do Brics debate desafios do mercado de trabalho e da inteligência artificial

{BED5D6EE-C5AA-ADBC-AA8D-CC8AACE40BED}

Escola de Alfredo Chaves é a única finalista do Estado na Olimpíada Nacional de Restauração de Ecossistemas

capa

Obras em rodovia entre a sede de Domingos Martins e Melgaço podem iniciar a partir de agosto

18619

Crédito rural no Espírito Santo cresce 23,6% e atinge R$ 8,1 bilhões na safra 2024/2025

HQF_3627_Original

O Governo do Estado promove o lançamento oficial da Feira dos Municípios 2025