Incaper lança Milho ES-204 Imperador

Publicado em 21/12/2018 às 10:54

Compartilhe

Mais uma entrega para a sociedade capixaba. Após 28 anos de pesquisa, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou, na manhã dessa terça-feira (18), na Fazenda Experimental Medes da Fonseca, em Domingos Martins, o “Milho ES-204 Imperador”. Mais de 400 pessoas, entre técnicos, produtores rurais e autoridades, participaram do evento.

Na abertura, o pesquisador e responsável pelos trabalhos Jacimar Luis de Souza apresentou as principais características da variedade. “O Milho Imperador é a primeira variedade para produção orgânica do Espírito Santo. Estamos disponibilizando aos agricultores mais uma opção de sementes de qualidade genética e produtividade comprovadas cientificamente. Essa entrega é um marco para a agricultura capixaba”, explicou Souza.

Anúncio

Para o diretor técnico do Incaper, Gilson Tófano, o instituto fecha o ano de 2018 com o dever cumprido. “A sociedade cada dia que passa está exigindo alimentos mais saudáveis, e essa entrega reforça a importância dos trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural no Estado. Destaco também o trabalho dos nossos pesquisadores e técnicos que, ao longo de 62 anos, vêm trabalhando por resultados positivos, fazendo com que a agricultura capixaba seja destaque no mundo todo”, destacou o diretor técnico do Incaper.

Durante o evento, os participantes também visitaram as unidades demonstrativas de produção de milho em sistema orgânico. “Na primeira unidade, eles puderam ver de perto um plantio homogêneo com adubação orgânica. É uma área nova, com 95 dias de ciclo vegetativo, ou seja, padrão de milho-verde. Na unidade dois, o milho já está mais avançado, com 113 dias, no estágio de grãos bem amarelos e duros. Nessa unidade eles observaram o padrão de espigamento, tamanho com o estágio máximo de crescimento, entre outros, além de toda a parte de manejo da planta para o controle fitossanitário ”, disse o pesquisador Jacimar Luis de Souza.

Além dele, outros profissionais do Incaper participaram dos trabalhos que culminaram no desenvolvimento da variedade: os pesquisadores Romário Gava Ferrão, Hélcio Costa, Maurício José Fornazier, e o técnico agrícola Walter de Oliveira Filho.

Anúncio

Os agricultores Carlos Emílio Daré, de Conceição do Castelo, e Elida Maria Veronez, de Iconha, aprovaram o lançamento da variedade. “Vim de longe para saber mais sobre o Milho Imperador. Quero plantá-lo na minha propriedade e aumentar minha produtividade com sustentabilidade”, disse Elida.

Durante o evento, foi entregue ao presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), Camilo Meneguetti, três quilos do Milho Imperador. “Estamos fechando uma parceria para fornecer em torno de 5 toneladas do milho para a Festa da Polenta, em 2019”, contou Souza.

Entrega de kits

Incaper lança Milho ES 204 ImperadorForam distribuídos 350 kits, contendo 300 gramas de sementes do Milho Imperador. Os agricultores também receberam um tíquete – quando os campos de visitação estiverem secos e forem colhidas mais sementes, o produtor vai poder levar um quilo do Milho Imperador. Os campos devem ser colhidos em março, e já em abril as sementes estarão à disposição dos agricultores capixabas.

Milho 204-ES Imperador

Incaper lança Milho ES 204 Imperador 2A variedade ES-204 Imperador é uma cultivar obtida pelo Incaper, por meio de diferentes estratégias de melhoramento genético. Os trabalhos foram iniciados em 1984. Foram realizados três ciclos de seleção e, em 1986, essa população foi lançada com a denominação “Emcapa-201”, como a primeira variedade melhorada de milho para o Espírito Santo. Os trabalhos de seleção em condições normais de cultivo e sem irrigação continuaram até 1990. Foi quando a variedade foi introduzida no sistema de cultivo orgânico, na Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper, na Região de Montanhas do Espírito Santo. Lá, foi submetida a 28 anos de seleção. Como resultado desse trabalho contínuo, obteve-se a variedade “ES-204 Imperador”.

Uma das grandes vantagens do Milho Imperador é o patamar de produtividade. A variedade chega a produzir mais de 8 toneladas de grãos secos por hectare. Além da alta produtividade, o milho possui boa estabilidade de produção, bom empalhamento de espiga, tolerância às principais doenças foliares e de grãos e ao acamamento e quebramento de planta.

Veja também

WhatsApp Image 2026-06-16 at 17.32.30

Festival ambiental reúne educação, cultura e sustentabilidade em Domingos Martins 

WhatsApp Image 2026-06-16 at 16.26.131

Dois homens são detidos com motos furtadas em Marechal Floriano e Domingos Martins

WhatsApp Image 2026-06-15 at 17.37.35

Polícia confirma identidade de mulher encontrada morta em Afonso Cláudio 

55337926062_6ce758f781_o

Presidente pede combate amplo ao narcotráfico e destaca soberania dos paíse

IMG_9117.JPG

Espírito Santo amplia isenção de ICMS para taxistas e passa a beneficiar motoristas de aplicativo na compra de veículos

whatsapp-image-2026-06-16-at-08-59-30

Espírito Santo apresenta experiências do agro sustentável em evento internacional na Bélgica

capa

Festival Nacional de Arte e Cultura reúne tradições populares em Morro Baixo, interior de Marechal Floriano

arte-e-cronica

Folhas secas por ouro