Projeto inédito de monitoramento de redes elétricas por drones da EDP

Publicado em 20/12/2018 às 10:10

Compartilhe

O primeiro voo operacional da EDP ocorreu ontem em Vila Velha: o equipamento fez a inspeção das linhas de distribuição e transmissão da empresa. Assim foi a inauguração do primeiro sistema autônomo para monitoramento e análise de redes elétricas do setor no País. O voo operacional aconteceu no aeroclube de Vila Velha.

O serviço disponibiliza drones de última geração para inspeção dos ativos de energia nas áreas de distribuição e transmissão no Estado. Regularizado pela Aneel, o projeto Sistema Autônomo-Cooperativo de Planejamento e Execução de Inspeção de Ativos de Energia –SIAD-AERO – é composto por plataforma integrada com sensores embarcados em drones com asas fixas e rotativas.

Projeto inédito de monitoramento de redes elétricas por drones da EDPA nova tecnologia será responsável por gerar e processar imagens das redes para identificar possíveis anomalias no sistema elétrico. Após as análises, as unidades móveis de apoio da EDP se encontram aptas para extrair os dados das câmeras.

Por meio de algoritmos com uso de inteligência artificial os drones poderão também diagnosticar com agilidade e precisão o melhor plano de manutenção das subestações e redes, otimizando o tempo do operador e minimizando os riscos das atividades de campo.

“A aplicação deste projeto na área de concessão da EDP reduzirá o tempo de inspeção das redes em até um quarto, o que impacta positivamente na qualidade e segurança do serviço prestado aos mais de 1,5 milhão de consumidores”, destaca João Brito Martins, diretor da EDP no Espírito Santo. A iniciativa garante mais eficiência no fornecimento de energia.

A nova tecnologia potencializará a evolução dos indicadores de qualidade estabelecidos pelos órgãos que regulam, como o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), que correspondem ao volume de horas que os clientes ficam em média sem energia.

 Com informações: Assessoria de Comunicação – EDP

Veja também

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua