Idaf abre consulta pública para tratar de doenças da banana

Publicado em 09/12/2018 às 10:03

Compartilhe

Produtores rurais e demais interessados na cadeia produtiva da bananicultura, que tenham sugestões sobre como melhorar o manejo das lavouras do Estado, podem participar de consulta pública aberta pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para tratar da sigatoka negra e outras doenças relacionadas ao plantio da cultura.

Disponível no site do Instituto (https://idaf.es.gov.br/consultas-publicas-idaf) até a próxima quarta-feira (12), a consulta pública auxiliará na criação da nova Instrução Normativa (IN), que tem como objetivo aumentar a proteção da bananicultura, atividade presente em mais de 90% dos municípios capixabas.

De acordo com a gerente de defesa sanitária e inspeção vegetal do Idaf, Adriana Kister, a obrigatoriedade da aplicação de medidas de manejo fitossanitário para as doenças da bananeira, independentemente da produção ser voltada para a atividade comercial, será uma das principais mudanças do novo texto.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

“A bananicultura é um segmento muito importante no Estado e sabemos que diversos produtores têm contribuições a fazer sobre o tema. Por isso, abrimos a consulta pública para receber as considerações do setor”, frisou.

O que diz a normativa?

Segundo a nova Instrução Normativa, “é obrigatória a adoção de tratos culturais fitossanitários em bananais, bananeiras e cultivos de helicônias com evidências de abandono, sem a presença de tratos culturais e com capacidade de tornarem-se potencial inóculo para disseminação de doenças para cultura da bananeira”.

Além disso, “os bananais, as bananeiras e os cultivos de helicônias infectados, nos quais não sejam adotadas as medidas de manejo fitossanitário, devem ser obrigatoriamente destruídos, sob pena de aplicação das sanções previstas em lei”.

 

Veja também

Regional-1357 (1)

Jogos Escolares do Espírito Santo finalizam fase regional das modalidades coletivas

Imagem do WhatsApp de 2025-06-09 à(s) 14.12.38_9fd92865

Morre herdeiro da Viação Itapemirim e será sepultado em Venda Nova do Imigrante

5e934c40-b2f2-47ef-87dd-128f4164dc24-1

Polícia Civil apreende drogas e prende suspeito durante diligências da Operação Dominó em Afonso Cláudio

coluna-vida-saudavel

Você faz tudo certo e não emagrece? O problema pode estar no seu intestino

WhatsApp Image 2025-06-04 at 09.18.20

Fazenda Experimental do Incaper recebe estudantes para vivência em agricultura sustentável

_d6a8968

Governo prepara MP para corrigir distorções no mercado financeiro e rever decreto do IOF

flotilha

Israel ordena interceptação de barco com ativistas rumo à Faixa de Gaza

pma entrega viaturas

Polícia Ambiental promove ação educativa e entrega novas viaturas